Buscar

quais são as formas de resistencia ao parasitismo diante do agente da malaria cite-os

💡 2 Respostas

User badge image

monique da cruz santos

A malária ou impaludismo é uma doença infecciosa, não contagiosa e de evolução crônica, com manifestações episódicas de caráter agudo. Provavelmente é a doença parasitária mais antiga, conhecida na Antigüidade como febre intermitente. Devido ao seu caráter endêmico, foi responsável por tantas mortes quanto foram as próprias guerras em vários períodos da história. Existem quatro formas de malária humana, identificadas através de exames de laboratório, conforme os seguintes agentes infecciosos encontrados no sangue do paciente: Plasmodium falciparum, causador da forma mais grave da doença, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale. Estes três últimos normalmente não provocam morte.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A malária é uma doença cujo agente etiológico é um parasita do gênero Plasmodium. As espécies mais importantes associada à doença que acomete humanos são: *P. falciprum; P. vivax; P. malariae; P. ovale. A transmissão ocorre por meio da picada de fêmeas infectadas de mosquito *Anopheles*(a mais importante é o *Anopheles darlingi). Tem como característica ser uma doença febril aguda de notificação compulsória.

A resistência à Malária é formada por diferentes fatores que permeiam a relação parasita- hospedeiro. Envolvendo tanto mecanismos fisiológicos inespecíficos quanto fatores genéticos tangentes à imunidade.

Entre as formas de resistência ao parasitismo malárico podemos destacar a imunidade celular e imunidade humoral.

Em relação à imunidade celular envolve basicamente células B e T. Tem como principal mecanismo a fagocitose de merozoitas e hemácias parasitadas, logo após a esquizogonia.

Os mecanismos de imunidade humoral iniciam-se com as primeiras esquizogonias sanguíneas,quando uma grande quantidade de antígenos parasitários é lançada na circulação, desde de resto de merócitos, até de glicoproteínas de superfície externa de merozoitos ao penetrar hemácias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais