Buscar

O que é e como acontece o arquivamento implícito e o arquivamento indireto segundo o STF?

Gostaria de auxílio quanto às formas de arquiamento do inquérito policial, mas, seguindo o posicionamento do STF...

💡 1 Resposta

User badge image

Vandixon Richard

O STF tem promovido o arquivamento implícito, apenas quando o Ministro, requer ao Ministério Público o aditamento da ação penal pública sobre uma lacuna na denúncia de algum fato investigado ou algum dos indiciados, sem justificação ou expressa manifestação deste procedimento. Sem a resposta do MP e nada havendo ao Ministro o que fazer de ofício, não se pronuncia sobre os fatos omitidos na peça de acusação, consumando o arquivamento implícito.

Sobre o arquivamento indireto, quando o Ministério Público se manifesta declinando da sua atribuição, ou seja, declara-se incompetente para a postulação do feito, o STF tem utilizado duas possíveis decisões, no sentido de concordar com o Ministério Público, e determinar a remessa da ação para a Justiça competente ou não concordar com o Ministério Público, aplicando a regra do art. 28 do CPP.

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais