Buscar

O que é alteridade? Qual a relação entre alteridade e o objeto da antropologia?

💡 3 Respostas

User badge image

Eduardo Carrara

Alteridade é uma palavra para melhor definir a diversidade do "outro", o que significa o "outro" diferente de "mim". Esta alteridade foi dada pelo encontro e/ou desencontro das sociedades do Velho e do Novo Mundo. Europeus e Indígenas se estranharam quando da "descoberta" (invasão) das Américas no século XV. Assim, sempre a alteridade está presente quando nos deparamos com o ser humano diferente de nós, que pode ser o europeu, o indígena, o africano, o homem, a mulher, a criança, o homossexual, a lésbica, o transgênero, aquele que professa uma religião diferente da nossa ou mesmo não tem religião. Por exemplo, a alteridade permite que não sejamos preconceituosos, mas que conheçamos a diferença concretamente pelos escritos da Antropologia ou mesmo conversando com as pessoas em sua sociodiversidade. Uma boa dica é ler o livro - "O Povo Brasileiro" - de Darcy Ribeiro para perceber como tratamos historicamente as alteridades em nosso país. Espero que tennham aproveitado a minha resposta !

Eduardo - antropólogo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A antropologia busca conhecer as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade, como suas formas de organização social, sua economia, suas formas de organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, suas formas de conhecimento e suas crenças religiosas, ou seja, procura conhecer o homem em sua totalidade. Alteridade está relacionada e expressão de uma qualidade ou um determinado estado, essa interação entre o “eu ”, interior e particular a cada um, e o “outro”, o além de mim, é o que denominamos de alteridade. Logo este conflito entre o mundo interno e o mundo externo sempre está em questão sendo o ponto crucial. E um termo utilizado tanto na filosofia como na antropologia. Na antropologia, a alteridade voltada para a observação do contato cultural entre grupos étnicos diferentes** .
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais