Buscar

por que os problemas econômicos fundamentais origina-se da escassez de recursos de produção

💡 1 Resposta

User badge image

Administração Fametro 2017

"Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas. 
Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero."

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Isso ocorre pois os recursos produtivos são escassos, e por sua vez as necessidades humanas são ilimitadas e estão sempre crescendo. Isso faz com que ocorra uma necessidade de selecionar as melhores alternativas de produção e distribuição.

Mesmo os recursos considerados infinitamente abundantes, e que são gratuitos em dólares, são escassos em algum sentido. Tome ar, por exemplo. Do ponto de vista do indivíduo, a respiração é completamente livre. No entanto, há vários custos associados à atividade. Requer ar respirável, que se tornou cada vez mais difícil de se tomar como garantido desde a revolução industrial. 

Além disso, se não ocorresse escassez de recursos, não teríamos necessidade de programar a produção, pois já teríamos os recursos disponíveis. Além disso, se não existisse escassez, não existiriam valores monetários para os produtos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais