Buscar

A que se refere o Valor C? E Paradoxo de valor C? O que diz a hipótese mais aceita para explica-lo?

💡 2 Respostas

User badge image

Carla Tozo

O termo valor C refere-se à quantidade de ADN contida dentro de um núcleo haploíde de um organismo eucarionte. 

O valor de C representa o tamanho de um genoma, expresso em pares de bases, ou do pico gramas. Este valor C pode ser medida para cada especie, e não é significativo o nivel de complexidade.

Paradoxo
Nos anos 70, essa contradição foi chamada de "paradoxo do valor-C", que de certo modo se resolveu quando se descobriu que a maior parte do DNA era "lixo" não-codificante.
Como é praxe na ciência, a descoberta serviu para criar mais dúvidas. O paradoxo virou enigma.
"De onde vem o DNA não-codificante? Por qual mecanismo ele é ganho e perdido nos genomas? Ele tem algum efeito ou função? E por que algumas espécies têm muito, enquanto outras têm pouco? Juntas, essas questões compõem hoje o enigma do valor-C"

A hipótese foi divulgada em um artigo na revista científica norte-americana "Science" por Michael Lynch, da Universidade de Indiana em Bloomington, e John Conery, da Universidade de Oregon, em Eugene (ambas nos EUA). em 2003
Os pesquisadores compararam os cerca de cem genomas já sequenciados de bactérias e similares com os de organismos multicelulares como plantas e animais. Incluíram também na comparação o tamanho das populações.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A terminologia Valor C diz respeito ao número de ADN presente dentro de um núcleo classificado como haplóide que está presente dentro de um organismo eucarionte. Agora com relação ao paradoxo de valor C (ou enigma de valor C como também é conhecido), temos que no centro desse paradoxo está a observação que o tamanho do genoma não está correlacionado com o tamanho do organismo, um bom é exemplo são alguns seres protistas unicelulares, que possuem genomas maiores do que os apresentados pelos os seres humanos; esta, acima, é, basicamente, a descrição da hipótese mais aceita para explicar o paradoxo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais