Buscar

Descreva as características da carta de doação e carta foral e o conteúdo de cada uma delas

💡 3 Respostas

User badge image

Jorge Borges

As cartas de Doação e Foral foram os documentos que deram os primeiros passos do exercício do Direito na América Portuguesa. Portugal não tinha grana para bancar a ocupação, o Rei buscou na iniciativa privada um meio de colonizar a América, que foi dividida em lotes que ficou conhecida como Capitanias Hereditárias. Os Donatários tinham direitos sobre suas Capitanias.

Sobre seus conteúdo:

Carta de doação dava poderes ao donatário de juro e herdade. Propriedade sem direito de venda.

Carta de Foral se refere aos direitos, foro e tributos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A carta de doação era caracterizada como um tipo de documento que comprovava a doação das capitanias hereditárias a um dado Capitão Donatário.

Já a carta foral já seria um documento que estabeleceria os direitos e os deveres dos capitães donatários para com a terra.

Por exemplo, era proibido vender essa terra, não era a toa que era intitulada capitanias hereditárias; como eu dei spoiler ali acima, o capitão tinha o dever de explorar essa terra, extraindo o pau-brasil; teria que povoar a região também; dentre seus direitos, eles poderiam ocupar alguns cargos que foram criados para a administração da colônia também.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais