Buscar

Pergunta relacionada á geopolítica.....

O termo geopolítica originou-se de um neologismo utilizado por Rudolf Kjellén e se tornou uma expressãocomum para explicar e sistematizar o pensamento contemporâneo relativo às relações entre os Estados e a relevância do território‑nação. Apesar de haver uma incerteza quanto à época de utilização dessetermo, é fácil notar que o neologismo geopolítico é um produto direto do contexto histórico do período de transição entre os séculos?

Por favor, alguém sabe e pode me ajudar? 

Desde já agradeço a atenção.

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Martins

Atualmente, inúmeros Geopolíticos, vem conceituando e auxiliando na definição de geopolítica em sua teoria e prática, de maneira que este estudo, continue se desenvolvendo como uma ciência que concebe o estado, como um organismo geográfico, ou como um fenômeno de espaço. 

Deste modo, é interessante destacar, que a geopolítica se caracterizou pela presença de pressões e intervenções no cenário internacional durante guerras, conquistas e dominações de território, ao longo dos séculos, porém, Inicialmenteessas ações tinham como sujeito fundamental o Estado, pois ele era entendido como a única fonte de poder e a única representação da política entre essas disputas geográficas. 

2
Dislike0
User badge image

Maria Casséb

obrigada
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais