Carlos, Asdrúbal, Marieta, Pompeu e Eupídio, unindo seus esforços materiais e psicológicos, subtraem, mediante grave ameaça, 04 (quatro) cargas de cimento da empresa Dias & Dias Parada, sendo que após investigações, a Polícia Judiciária constata que há grande parte de cimento no depósito da loja de materiais para construção de propriedade de Carlos. Indaga-se: A eventual apreensão dos objetos, via requerimento do ofendido, para evitar prejuízo maior, tem influência de qual ramo do direito?
Dan Lyra
Do Direito Civil, já ensinava Paulo Lúcio Nogueira que sequestro é a retenção de bens móveis ou imóveis, havidos com os proveitos da infração, com o fim de assegurar as obrigações civis advindas da prática dessa infração. Uma vez cometido o ato delituoso surge outra obrigação do acusado perante ao ofendido, a responsabilidade civil em indenizar a medida dos danos causados. O sequestro de bens é uma medida assecuratória, portanto servem para garantir o ressarcimento dos danos causados pelo acusado ao cometer o delito. Havendo apreensão de instrumentos e proventos do crime, o sequestro consistirá no confisco destes objetos em favor da União, no caso exposto seria cabível em sede de requerimento feito pelas partes ao juiz o sequestro dos bens do ofendido e a sua devida restituição.
Adriano Zanella
O ramo do Direito que influencia a apreensão dos objetos é o Processo Civil. Segundo o Art. 822. CPC "O juiz, a requerimento da parte, pode decretar o sequestro:
I - de bens móveis, semoventes ou imóveis, quando lhes for disputada a
propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas ou danificações. "
Assim, é aplicado o artigo referente ao sequestro para evitar maior prejuízo ao ofendido.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito Processual Penal I
•UNIP
Carol Gomes
Direito Processual Penal I
•UNIP
Kaique Galvão
Direito Processual Penal I
•UNICEUB
Divino Nunes Santos
Compartilhar