Com base na Sentença de Jesus Cristo, é possível afirmar que o direito romano era positivista? Se não, era Jusnaturalista?
Ana Clara Mota
Há mais de um mês
Boa Tarde Pedro! O direito romano é positivista, preocupado principalmente com a forma, com o que está escrito, definindo a prudência como uma preocupação com os efeitos colaterais que uma decisão jurídica pode causar na prática. Se distingue do direito grego, esse sim é um direito jusnaturalista, pois seu conceito de prudência está relaciodado à teoria, metafísica, onde o jurista deve imaginar o direito(escrito) como se fosse um ideal a ser alcançado e projeta na vida real, na tentativa de aproximar ambas as dimensões. É no jusnaturalismo que a legitimidade do direito é garantida e os romanos, no entanto, garantiam a legitimidade do seu direito pela força. Logo é possível perceber a distinção de ambos os direitos pela divergência entre seus conceitos de prudência.
Espero ter ajudado!
Pedro Henrique Capicoto
Há mais de um mês
Certo, então o direito Romano segui o que está positivado, somado a moral e bons costume, medindo o resultado final. Já o Grego segue ao pé da letra o que está na lei?!
Ana Clara Mota
Há mais de um mês
O grego segue um ideal de justiça, buscando ao máximo possível chegar à um estado perfeito, universal e imutável! É um direito abstrato e não se apega a forma (letra) como os romanos.