Buscar

Direito Romano, Positivista ou Jusnaturalista?

Com base na Sentença de Jesus Cristo, é possível afirmar que o direito romano era positivista? Se não, era Jusnaturalista?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Clara Mota

Boa Tarde Pedro! O direito romano é positivista, preocupado principalmente com a forma, com o que está escrito, definindo a prudência como uma preocupação com os efeitos colaterais que uma decisão jurídica pode causar na prática. Se distingue do direito grego, esse sim é um direito jusnaturalista, pois seu conceito de prudência está relaciodado à teoria, metafísica, onde o jurista deve imaginar o direito(escrito) como se fosse um ideal a ser alcançado e projeta na vida real, na tentativa de aproximar ambas as dimensões. É no jusnaturalismo que a legitimidade do direito é garantida e os romanos, no entanto, garantiam a legitimidade do seu direito pela força. Logo é possível perceber a distinção de ambos os direitos pela divergência entre seus conceitos de prudência.

Espero ter ajudado!

2
Dislike0
User badge image

Pedro Henrique Capicoto

Certo, então o direito Romano segui o que está positivado, somado a moral e bons costume, medindo o resultado final. Já o Grego segue ao pé da letra o que está na lei?!

1
Dislike0
User badge image

Ana Clara Mota

O grego segue um ideal de justiça, buscando ao máximo possível chegar à um estado perfeito, universal e imutável! É um direito abstrato e não se apega a forma (letra) como os romanos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais