Buscar

. Quais os nomes dados para o volume do ar que não realiza troca gasosa e por que isso ocorre?

💡 2 Respostas

User badge image

Kim Figth

Volume morto!

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O nome dado é Volume morto ou espaço morto. Espaço morto é a porção de cada volume corrente que não faz parte das trocas gasosas. Existem duas maneiras diferentes de definir o espaço morto - anatômico e fisiológico. O espaço morto anatômico é o volume total das vias aéreas condutoras desde o nariz ou a boca até o nível dos bronquíolos terminais e é, em média, cerca de 150 ml em humanos.


O espaço morto anatômico se enche de ar inspirado ao final de cada inspiração, mas este ar é inalado inalterado. Assim, assumindo um volume corrente normal de 500 ml, cerca de 30% desse ar é "desperdiçado" no sentido de que não participa das trocas gasosas. O espaço morto fisiológico inclui todas as partes não respiratórias da árvore brônquica incluídas no espaço morto anatômico, mas também fatores nos alvéolos que são bem ventilados, mas mal perfundidos e, portanto, menos eficientes na troca de gás com o sangue.


Como a PCO2 atmosférica é praticamente zero, todo o CO2 expirado em uma respiração pode ser assumido como vindo dos alvéolos comunicantes e nenhum do espaço morto. Ao medir a PCO2 nos alvéolos comunicantes (que é o mesmo que no sangue arterial) e a PCO2 no ar expirado, pode-se usar a Equação de Bohr para calcular o volume "diluído", não contendo CO2, a morte fisiológica espaço. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais