Buscar

Como posso descrever as enzimas regulatórias da glicólise e como tais enzimas são reguladas.??

POR FAVOR AALGUEM ME AJUDA

💡 2 Respostas

User badge image

Laryssa Santos

a glicólise possui 10 reacções, sendo que 3 delas são pontos de regulação (reacções irreversíveis). As enzimas que as catalizam são a hexocinase (reacção 1), PFK-1 (reacção 3) e piruvato cinase (reacção 10). Como estas reacções são os passos limitantes da glicólise, alterações na velocidade de actuação das respectivas enzimas vão alterar a velocidade global da via glicolítica.

Das 3 enzimas regulatórias, a principal é a PFK-1. Isto pode parecer estranho, pois realmente o que era mais lógico era que a principal enzima regulatória fosse a primeira… Mais uma vez, existe uma explicação muito simples para tal não ocorrer. O que se passa é que a hexocinase é uma enzima comum também a outros processos metabólicos (síntese de glicogénio e via das pentoses fosfato). Por outras palavras, apesar de ser uma enzima regulatória, não é exclusiva da glicólise. Sendo assim, o principal ponto de regulação da glicólise terá que ser o segundo, ou seja, a reacção catalisada pela PFK-1.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As quatro enzimas reguladoras são hexoquinase , glucoquinase , fosfofructoquinase e piruvato quinase . O fluxo através da via glicolítica é ajustado em resposta às condições dentro e fora da célula. Os fatores internos que regulam a glicólise o fazem principalmente para fornecer ATP em quantidades adequadas às necessidades da célula.


Os fatores externos atuam principalmente no fígado , tecido adiposo e músculos , que podem remover grandes quantidades de glicose do sangue após as refeições. O fígado também é capaz de liberar glicose no sangue entre as refeições, durante o jejum, e o exercício evita a hipoglicemia por meio da glicogenólise e da gliconeogênese . Estas últimas reações coincidem com a interrupção da glicólise no fígado.


Nos animais, a regulação dos níveis de glicose no sangue pelo pâncreas em conjunto com o fígado é uma parte vital da homeostase . As células beta nas ilhotas pancreáticas são sensíveis à concentração de glicose no sangue. Um aumento na concentração de glicose no sangue faz com que eles liberem insulina no sangue, que tem um efeito particular no fígado, mas também nas células de gordura e músculos , fazendo com que esses tecidos removam glicose do sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais