Buscar

sobre História

As primeiras décadas após a chegada dos europeus ao Brasil ficaram marcadas por avanços e recuos administrativos da administração portuguesa. Boa parte da aparente crise administrativa foi fruto das rápidas transformações econômicas sofridas por Portugal nos últimos anos do século XV e primeiros do século XVI.
 
Sobre a administração portuguesa nesta fase é  possível afirmar que:

💡 1 Resposta

User badge image

Erick Yannes

Assim que chegaram no Brasil, os portugueses não tinham tanto interesse em colonizar as novas terras devido ao fato de o comércio de especiarias com o oriente ainda ser muito lucrativo. Entretanto, passados cerca de 30 anos, com a diminuição dos lucros provinientes desse comércio, os portugueses passaram a olhar pro novo mundo com olhos diferentes, passando, assim, a tomar atitudes colonizadoras, tais como a implantação de um sistema de administração: as capitanias hereditárias. Vale ressaltar que as capitanias hereditárias já haviam sido aplicadas em outras colônias portuguesas e haviam dado certo, no entanto, na América portuguesa fracassaram. Esse fracasso ocorreu principalmente porque os capitães donatários deviam sustentar suas respectivas capitanias com dinheiro do seu próprio bolso e muitos deles faliram. Daí, a solução encontrada pelos portugueses, foi a criação dos Governos-gerais, que basicamente eram uma extensão de Portugal nas capitanias, servindo pra auxiliar a administração, não substituindo-a.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados