Buscar

Aguém tem o Questionário Unidade I e II de Estudos disciplinares de Educação Fisica 2017/02??

💡 6 Respostas

User badge image

Marcia Barbosa

PERGUNTA 1 RESPOSTA D AS COMPETIÇÕES..... PERGUNTA 2 A AS AFIRMATIVAS I E II ESTÃO CORRETAS PERGUNTA3B A ROTINA TEM DURAÇÃO DE 1,45 PERGUNTA 4 A SOMENTE I E CORRETA PERGUNTA 5 E ANDAR,CORRER.... PERGUNTA 6 C ACROBACIA FOI DESENVOLVIDA... PERGUNTA 7C A GINASTICA DE TRAMPOLIM.... PERGUNTA 8E OPORTUNIZA O INTERCAMBIO.... PERGUNTA 9E DIVERSÃO, PRAZER... PERGUNTA 10 B V,V,V,V

 

1
Dislike0
User badge image

Valmir Corrêa

texto falando sobre cancer a chave da vida e da morte

1
Dislike0
User badge image

Danielle Sena Barradas

  1. A GR é uma modalidade competitiva que combina de maneira harmoniosa os elementos corporais (ginásticos e alguns acrobáticos) ao manejo dos aparelhos oficiais como bola, arco, corda, maça e fita, contextualizados e executados num ritmo musical (TOLEDO, 2009).

    a.

    O espaço oficial é de 12m x12m, igual ao da ginástica artística.

    b.

    Na GR existem quatro tipos de competições.

    c.

    Na GR masculina existem 5 aparelhos, iguais aos da feminina.

    d.

    As competições individuais são quando a ginasta apresenta uma série com um aparelho.

    e.

    As competições em conjunto são quando as ginastas se apresentam em equipes de seis integrantes.

0,3 pontos   

Pergunta 2

  1. A Ginástica Acrobática é um esporte que exige muita força, em geral associada à flexibilidade, dos ginastas que a praticam. A Ginástica Acrobática engloba muitos movimentos de solo da Ginástica Artística em suas séries. Os movimentos isolados (as acrobacias em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos) e exercícios estáticos que solicitam muito equilíbrio e força do atleta.

    I. Os Esportes Acrobáticos têm cinco divisões: par feminino, par masculino, par misto, trio feminino e quarteto masculino.

    II. As séries (rotinas) são executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de Ginástica Artística.

    III. Os acrobatas em grupo devem executar apenas uma série, a Dinâmica.

    IV. Todas as séries são executadas sem música e com coreografia. Isto ajuda favorecer os movimentos corporais.

    a.

    As afirmativas I e II estão corretas.

    b.

    As afirmativas II e III estão corretas.

    c.

    As afirmativas I e IV estão corretas.

    d.

    As afirmativas I, III e IV estão corretas.

    e.

    Somente a afirmativa IV está incorreta.

0,3 pontos   

Pergunta 3

  1. A Ginástica Aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral no final da década de 80. Mas logo se transformou também em um esporte competitivo de alto nível. Em 1994, a FIG (Federação Internacional de Ginástica) decidiu organizar os campeonatos mundiais de Ginástica Aeróbica Esportiva e estruturar o esporte de acordo com as outras modalidades da ginástica. O primeiro Campeonato Mundial oficial foi realizado em 1995, em Paris, e contou com a participação de 34 países.

    Assinale a alternativa correta.

    a.

    A rotina tem a duração de 3’.

    b.

    A rotina tem a duração de 1’45”.

    c.

    A apresentação é feita em um tablado que mede 12m x 12m, como na ginástica artística.

    d.

    As categorias da Ginástica Aeróbica são: quartetos mistos, individual masculino e feminino.

    e.

    As categorias da Ginástica Aeróbica são: pares mistos, individual masculino e feminino e trio.

0,3 pontos   

Pergunta 4

  1. A Ginástica Geral atende plenamente aos princípios da Educação Física Escolar. A GG está inserida no contexto da EF e é uma ferramenta importante de educação geral, oferecendo a possibilidade de formar indivíduos mais completos e mais realizados. Sendo assim:

    I. A valorização cultural, a diversidade, a criatividade e a interação social permeiam sua prática.

    II. A especificidade, a primazia técnica e a competitividade, trabalhadas dentro do contexto da Ginástica Geral, atendem às suas necessidades.

    III. Para ser desenvolvida dentro do âmbito escolar, a Ginástica Geral necessita de um conhecimento técnico muito grande, assim como dos materiais oficiais das modalidades gímnicas.

    a.

    Somente a I está correta.

    b.

    Somente a II está correta.

    c.

    Somente a III está correta.

    d.

    Somente I e II estão corretas.

    e.

    Somente II e III estão corretas

0,3 pontos   

Pergunta 5

  1. As formas básicas de locomoção são definidas como habilidade básica que o homem se utiliza diariamente para se locomover de um lugar para o outro e também para movimentar-se. Os elementos que constituem as formas básicas de locomoção apresentam objetivos diferenciados e desenvolvem capacidades motoras diferenciadas. A vivência enriquece o vocabulário motor da criança e deve ser aliada ao conhecimento. Os conteúdos da Ginástica, traduzidos nas formas básicas de locomoção, são para serem ensinados no processo de formação de crianças e jovens nas aulas de Educação Física escolar. Quais seriam as formas básicas de locomoção?

    a.

    Andar, saltar, saltitar e rolar.

    b.

    Andar, correr, saltar e quadrupejar.

    c.

    Andar, correr, saltitar e quadrupejar.

    d.

    Andar, correr, saltar, rolar e quadrupejar.

    e.

    Andar, correr, saltar, saltitar, rolar e quadrupejar.

0,3 pontos   

Pergunta 6

  1. Considerando os aspectos históricos da Ginástica Acrobática, é incorreto afirmar que:

    a.

    Nos mais antigos monumentos do Egito foram gravadas cenas da vida da Antiguidade, as quais representavam exercícios acrobáticos, atividades precursoras dos esportes acrobáticos.

    b.

    Na Grécia Antiga, a acrobacia desenvolveu-se simultaneamente com as demais artes e foram representadas em diversos vasos pintados, estátuas, cerâmicas e murais da época.

    c.

    A acrobacia foi desenvolvida somente no século XX, devido à criação do circo.

    d.

    A China, o Japão e a Índia tiveram acrobatas de destaque e conservam até hoje a tradição acrobática que tem raízes mais profundas.

    e.

    Durante a Idade Média, os exercícios acrobáticos continuaram a se expandir, graças às pequenas troupes ambulantes que viajavam de cidade em cidade, de castelo em castelo, executando números acrobáticos e recitando poesias e canções.

0,3 pontos   

Pergunta 7

  1. Ginástica de Trampolim é uma disciplina da Ginástica em que o atleta executa saltos acrobáticos. O esporte foi criado nos Estados Unidos em 1936, inspirado na cama elástica circense. A execução nos aparelhos deve ser arrojada e harmoniosa. Nos saltos, os atletas atingem a marca de até 8 metros de altura, executando saltos mortais, duplos, até quádruplos mortais e piruetas das mais variadas.  Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.

    a.

    Até o ano de 1998, o esporte tinha como entidade a FIT (Federação Internacional de Trampolim), órgão responsável por promover eventos da modalidade no mundo todo.

    b.

    A GTR tem sido estudada por pesquisadores e terapeutas que começaram a utilizá-la com crianças portadoras de diversas síndromes e deficiências.

    c.

    A Ginástica de Trampolim passou a ser um esporte olímpico recentemente. Sua aparição ocorreu nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

    d.

    Esporte que combina harmonia, destreza, equilíbrio e muita coordenação, reúne atletas de diversas idades, mas exige dedicação e muito treinamento.

    e.

    É muito utilizado como um aparelho auxiliar para o aprendizado de exercícios que tenham uma fase aérea (mortais), como na ginástica artística, saltos ornamentais, esqui, alguns esportes radicais, entre outros.

0,3 pontos   

Pergunta 8

  1. Para Stanquevisch (2004), apesar da grande importância dada à socialização e aos intercâmbios culturais, na GPT, o desenvolvimento de habilidades específicas também se mantém, porém, não de forma tecnicista, mas considerando a história corporal dos praticantes. Ou seja, deve existir a proposição de novos desafios e experiências que possam contribuir também para a melhoria das qualidades e habilidades físicas dos praticantes, a qualidade de execução, mas sempre respeitando as individualidades. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (2006), o principal objetivo é:

    a.

    oportunizar a participação do menor número de pessoas em atividades físicas de lazer.

    b.

    integrar poucas possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas.

    c.

    oportunizar somente a superação individual, com parâmetros comparativos aos outros.

    d.

    oportunizar a valorização do trabalho individual.

    e.

    oportunizar o intercâmbio sociocultural entre os participantes.

0,3 pontos   

Pergunta 9

  1. Pensar em GPT no contexto do lazer significa romper com modismos da indústria do lazer associados às práticas corporais, trazendo a possibilidade do lazer como tempo e espaço de vivências lúdicas e lugar de organização da cultura (Brasil, 2006). Podemos dizer, então, que nesse contexto, a finalidade do lazer pode ser a de ocupação do tempo disponível de forma prazerosa, com uma atividade prazerosa que possa promover: 

    a.

    consciência corporal, atitude e alegria.

    b.

    autodomínio, diversão e criatividade.

    c.

    prazer, convívio social e determinação.

    d.

    coordenação, diversão e autodomínio.

    e.

    diversão, prazer e convívio social.

0,3 pontos   

Pergunta 10

  1. Segundo Souza (1997), a história da ginástica se confunde com a história do homem, pois se pode considerar que os exercícios físicos vêm da pré-história (quando possuíam finalidade utilitária, de sobrevivência), se afirmam na Antiguidade (como arte de exercitar o corpo), estacionam na Idade Média (pois os exercícios físicos eram utilizados basicamente como lazer dos nobres e preparação militar daqueles que lutavam nas cruzadas empreendidas pela Igreja), fundamentam-se na idade moderna (quando a ginástica passou a ser valorizada como agente de educação) e se sistematizam no início da idade contemporânea (com a ginástica científica). Qual a abrangência da ginástica na atualidade? Colocar falso ou verdadeiro em cada opção.

    (   ) Ginástica Artística Feminina, Ginástica Artística Masculina.

    (   ) Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica Esportiva.

    (   ) Ginástica de Trampolim, Acrobática e Ginástica para todos.

    (   ) Ginástica de academias, condicionamento físico e fisioterápicas

    a.

    F, F, V, V

    b.

    V, V, V, V

    c.

    F, F, F, F

    d.

    V, V, V, F

    e.

    F, V, V, V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais