Buscar

Feita a comunhão total de bens, é possível que quando chegar a certa idade, marido deixe bens por testamento para esposa?

💡 4 Respostas

User badge image

Lukas Souza

seria regime universal de bens? Não entendi a pergunta

0
Dislike0
User badge image

Etelvino França

Regime Total.

0
Dislike0
User badge image

Lukas Souza

Regime total e universal são a mesma coisa! 

Todos os bens (e dívidas), passados e futuros, pertencem igualmente aos dois. É o regime em que o casal passa a dividir tudo, tudo o que cada um possuía antes de se casar, e tudo que vierem a adquirir depois de casados.

A lei faz ressalvas sobre alguns tipos de bens que não são compartilhados, mas a regra principal é esta.

Para que o casamento seja submetido a este regime de bens, o casal obrigatoriamente deve fazer o pacto antenupcial mediante escritura pública, e registrar esta escritura no cartório de Registro de Imóveis.

Em princípio, o patrimônio, pelo regime de bens, é em comum, isto é, não dá para separar o que é de um ou de outro. Então o testamento de cada um será com referência a percentuais do patrimônio, destinando-se aos legatários ou herdeiros instituídos. Não se pode fazer testamento em conjunto. Cada um deverá fazer o seu. Pode até ser em seqüência, com as mesmas testemunhas, que devem ser 2, sem parentesco com os beneficiários dos testamentos. Basta consultar o tabelião, marcar um horário para os testamentos, e comparecer acompanhados das 2 testemunhas, todos com identidade, mais o CPF dos testadores.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais