Buscar

fisiologia

Um homem de 35 anos é portador de um gene da epilepsia. a mutação genética afeta o canal de Na+dependente de voltagem do neurônio., fazendo com que ele se inative mais vagarosamente (aproximadamente 50%). Como pode a expressão deste gene afetar da epilepsia afetar a função nervosa?

💡 2 Respostas

User badge image

Jaque Duda

.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Está paciênte apresentara uma atividade nervosa mais lenta em decorrência da sua condição.


Vamos relembrar como ocorre o processo de epilepsia nesse paciênte.

No início do potencial de ação, ocorre a abertura dos canais de Na+ sensíveis à voltagem. Isso permite a entrada de Na+ causando uma despolarização da membrana plasmática, que faz com que mais canais de Na+ se abram.

À medida que a membrana despolariza, abrem-se alguns canais de K+sensíveis à voltagem. Em poucos ms (milissegundos), a voltagem chega a +30 mV. Quando isso ocorre, os canais de Na+ começam a se fechar e mais canais de K+ se abrem.

Isso faz com que o K+ saia da célula (efluxo), causando uma repolarização da membrana. O rápido efluxo de K+ causa a hiperpolarização, aproximando o potencial de membrana do potencial de equilíbrio do potássio. No decorrer da repolarização, os canais de K+ se fecham.


Paralelamente, a bomba Na/K ATPase ajusta o gradiente iônico, com a saída de 3 íons de Na+ e a entrada de 2 íons de K+, o que, juntamente com a carga negativa das proteínas, mantém a carga negativa no interior das células.

A bainha de mielina presente em alguns axônios permite que essa ação ocorra mais rapidamente. A bainha de mielina é descontínua, e nas regiões expostas ao meio extracelular há mais canais de Na+. Isso permite uma passagem mais rápida (saltatória) dos impulsos pelas regiões não mielinizadas.

Após o potencial de ação, os canais de Na+ dessensibilizam-se temporariamente, para que os impulsos sejam sentidos pelos canais de Na+posteriores e não pelos anteriores. E assim garante a direção da transmissão do impulso elétrico em um sentido.

clip_image002

 

CRISE EPILÉPTICA

Em certas ocasiões pode haver um desequilíbrio entre os sinais excitatórios e os inibitórios, de modo que ocorre uma hiperexcitabilidade dos neurônios, levando a uma crise epiléptica.

Os bloqueadores dos canais de Na+ inibem a abertura desses canais, impedindo o potencial de ação, atuando em regiões distintas do canal. Isso inibe o potencial de ação, diminuindo a atividade neuronal .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

fisiologia

Fisiologia e Fisiopatologia

CEUCLAR

User badge image

A'Dria Nobre

Materiais relacionados