Buscar

Qual a Inter relação do Direito constitucional com os demais direito?

💡 3 Respostas

User badge image

Driely Leticia

Obrigada pela resposta
1
Dislike0
User badge image

Matheus Wunsche

O Direito Constitucional, em uma linguagem nada formal, "é o top". Pois os demais ramos do direito, ao criarem uma lei, por exemplo, se não estiver em consonância com nossa constituição, automaticamente é revogada, é insconstitucional, essa revogação pode ser de forma tácita mesmo. 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo a doutrina dominante, a Constituição é dotada de força normativa. Tal força é espraiada sobre todo o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário.

Segundo Kelsen, o direito de um Estado é todo hierarquizado, no qual a Constituição é a norma superior. Em conseqüência, todas as outras normas lhe devem obediência.

Desta forma, os outros ramos do direito devem ser vistos através do filtro do direito constitucional. A constituição, portadora de uma hierarquia de valores, deve ser observada por todo ordenamento jurídico.

Neste sentido, o Direito Civil, por exemplo, não deve encontrar seu único fundamento no Código Civil e na legislação ordinária, mas também na Constituição. O interprete deve ler as normas infraconstitucionais levando em conta os valores trazidos pelo direito constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais