As diferentes estruturas de mercado estão alicerçadas em três variáveis principais (OLIVEIRA E WOLLENHAUPT, 2013, p.39):

As diferentes estruturas de mercado estão alicerçadas em três variáveis principais (OLIVEIRA E WOLLENHAUPT, 2013, p.39):

  • Número de empresas produtoras que atuam no mercado;
  • Diferenciação do produto ou serviço;
  • Existência de barreiras como forma de limitar a entrada de novas empresas.
Nesse sentido, as estruturas de mercado são classificadas basicamente em: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística. Em relação a Concorrência Perfeita, marque a assertiva correta:
 
A
Nessa estrutura de mercado várias empresas produzem determinado bem ou serviço, sendo que cada uma produz um bem ou um serviço diferenciado, mas com substitutos próximos.
B
Trata-se de um mercado com vários vendedores e compradores, de forma que cada agente econômico isolado não tem condições de afetar o preço de mercado.
C
Uma única empresa produz um bem ou serviço sem substitutos próximos e apresenta barreiras à entrada de empresas concorrentes.
D
Nesse mercado um número reduzido de empresas operam no setor e apresenta barreiras à entrada e à saída de novas empresas.
Disciplina:Teorias Economicas Aplicadas A Contabilidade1.519 materiais