Buscar

Como o liquor produzido nos ventrículos chega nas meninges ?

Sistema nervoso

💡 4 Respostas

User badge image

Thayná Sousa

 Ele é produzido nos plexos coróides, dai ele vai percorrer pelos ventrículos através das conexões entre eles. No caso, ventriculos laterais são ligados ao terceiro ventrículo através do forame interventricular e o terceiro ao quarto através do canal mesencefálico. Dai já temos líquor percorrendo todos os ventrículos. No quarto ventrículo há aberturas medianas e laterais. Da abertura mediana ele passa para o espaço subaracnóide e percorre a região da medula espinhal; já as da abertura lateral vão para região encefálica.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Já é de conhecimento de todos nos dias de hoje que o liquor tem sua produção realizada nos plexos corioides dos ventrículos e também que uma minúscula parte deles tem sua produção a partir do epêndima das paredes ventriculares e também dos vasos da leptomeninge. Além disso, os ventrículos laterais contribuem com maior contingente liquórico, que é transportado para o III ventrículo por meio dos forames interventriculares

Por meio das aberturas medianas, o liquor passa para o espaço subaracnoideo, e acaba sendo reabsorvido pelas granulações aracnoideas que se projetam para dentro da dura-máter, devendo atravessar o espaço entre a incisura da tenda e o mesencéfalo. Já no espaço subaracnoideo da medula, o liquor desce através da direção caudal, porém somente uma parte volta, pois nesse caso a reabsorção liquórica ocorre nas pequenas granulações aracnoideas que estão presentes nos prolongamentos da dura-máter..

A circulação do liquor é muito devagar e existem diversos fatores que a determinam. Outro fator é a pulsação que ocorre nas artérias intracranianas, que, cada sístole, tem um crescimento na pressão liquórica, o que contribui para empurrar o liquor por entre as granulações aracnoideas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais