Buscar

o sistema nervoso é constituído basicamente de dois tipos de células células nervosas e células da glia

💡 1 Resposta

User badge image

Carol Prates Loriato

O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células da glia (neuroglia) (MACHADO, 1993).

Neurônios

Os neurônios (figura 01) são os principais tipos celulares do tecido nervoso. São células excitáveis especializadas em transmitir estímulos nervosos graças a uma série complexa de atividades físico-químicas da sua membrana. Podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções diversas, segundo o papel desempenhado por cada neurônio. Geralmente não se dividem; os que morrem, seja naturalmente ou por efeitos de toxinas ou traumatismos, não serão substituídos.

Células da glia
As células da glia (neuroglia), também presentes no tecido nervoso, exercem a função de sustentar e nutrir os neurônios, além de auxiliar seu funcionamento. Constituem cerca de metade do volume do encéfalo humano. Há diversos tipos de células da glia.

Material completo em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/tipos-celulares-do-sistema-nervoso/29586

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais