Como podemos justificar a postura autoritaria do Golpe militar de 1964 com base na terioa organista?
Adriani Vanessa Gama Lupinacci
Há mais de um mês
A teoria organicista, sem uma reflexão, ela pode justificar discursos autoritários, podem tender ao discurso autoritário se não for justificada.
"A sociedade é compreendida como um conjunto de relações por intermédios das quais vários indivíduos vivem e atuam solidariamente, de forma ordenada, visando estabelecer uma entidade nova e superior". (Del Vecchio, p. 346).
Uma revolução é quando se tem alteração no status corpo. Já o golpe é quando se mantém o status corpo, ou seja, numa revolução irá mudar tudo, refazer; e no golpe irá permanecer o que já havia (por exemplo, por razões de segurança pública).
Espero ter ajudado Luana, foi a resposta que coloquei nessa questão, de acordo com frases, textos que tenho anotado no caderno.
Paula Virginia Paiva
Há mais de um mês
Segundo , essa reflexão organicista podemos conflitar da seguinte obervação, no regime militar o governo era soberano ou tinha um poder tiranico, se formos nessa concepção exergamos que nada havaer tinnha com a teoria organicista, porém por um outro lado a luta por ideal tinha relaçoes societárias , buscando a liberdade assim podemos refletir segundo uma comparação a teoria organicista vistas nas aulas de tge