Buscar

O que deve ser feito quando existe duas normas (CLT e convenção coletiva) que podem ser aplicadas em um contrato de trabalho?

Deve ser usada a teoria do conglobamento, conglobamento mitigado ou acumulação?

💡 2 Respostas

User badge image

Glayciane Ferreira

Aplica-se a mais benéfica ao trabalhador.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Explicaremos as três teorias:

  1. Teoria do conglobamento: no conflito entre lei e convenção coletiva, deve ser aplicada a norma ou condição mais favorável ao trabalhador, considerando os diplomas em seu conjunto.
  2. Teoria do conglobamento mitigado: no conflito entre lei e convenção coletiva, a solução não será extraída necessariamente de uma delas, mas do conjunto no ordenamento, comparando-se dispositivos que rejam aquele tema e extraindo o mais favorável. 
  3. Teoria da acumulação: no conflito entre lei e convenção coletiva, devem ser aplicados os dispositivos que, em apartado do conjunto, tragam norma ou condição mais favorável ao trabalhador. Em síntese, pode colher artigos de um e de outro, com surgimento, assim, de uma solução que misture os sistemas.

Segundo entendimento majoritário, havendo conflito deve ser adotada a teoria do conglobamento parcial ou mitigado, aplicando a norma mais favorável, mas não com limite às conflitantes, privilegiando a interpretação sistemática do ordenamento jurídico que rege determinado instituto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais