A maior rede de estudos do Brasil

Av1 - Ed Física - Lic - Metodologia do Ensino de Lutas

As origens da capoeira estão intimamente relacionadas com a história de nosso país, que a torna uma das modalidades de luta mais arraigada na cultura brasileira. Sobre esse tema, é correto dizer:


Alternativas:

  • a)

    A capoeira originalmente era usada apenas como uma dança ritualística. As características de luta dessa arte apenas surgiram na década de 70, com a introdução da chamada capoeira contemporânea.

  • b)

    A capoeira apenas começou a ser praticada com a abolição da escravatura, pois antes não haviam escolas para a prática. Com a libertação dos escravos, foram abertas as escolas de capoeira, que auxiliaram na disseminação da arte.

  • c)

    A capoeira era inicialmente praticada pelos feitores, que a utilizavam como forma de manter a supremacia sobre os escravos. Mais tarde, os escravos se apropriaram de sua prática.

  • d)

    A capoeira foi proibida durante o período da escravatura, sendo praticada em segredo pelos escravos. A sua prática ficou marginalizada até pelo menos a década de 30 do século passado.

2)

O conteúdo de Lutas na Educação Física no ambiente escolar pode, por vezes, encontrar obstáculos em seu ensino, relacionados principalmente com violência e brigas. Essa confusão têm origem, quase sempre, no pouco conhecimento da modalidade e na confusão entre conceitos, equiparando lutas e esportes de combate à meras brigas. Portanto, é importante definir bem nossos termos e conceitos ao abordar esse conteúdo. Assim, como as lutas podem ser definidas?


Alternativas:

  • a)

    As lutas são um fenômeno esportivo recente, cujas regras esportivas se estruturaram apenas nas últimas décadas.

  • b)

    As lutas nasceram como forma de garantir o domínio militar dos povos ocidentais sobre os povos orientais, e como tal, são utilizadas apenas para o combate entre os povos.

  • c)

    As lutas são uma forma de expressão corporal e cultural, onde os praticantes desenvolvem aspectos cognitivos, motores e sociais.

  • d)

    São considerados lutas apenas os esportes de combate que contam com participação nos jogos olímpicos. 

3)

Dois dos estilos de capoeira mais conhecidos são a chamada capoeira de angola e a capoeira regional. A capoeira de angola, mais antiga, recebe esse nome pois, inicialmente, seus principais praticantes eram os escravos angolanos. A capoeira regional foi criada em território nacional por Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba. Outras diferenças entre os dois estilos incluem:


Alternativas:

  • a)

    A capoeira de angola utiliza instrumentos musicais durante sua prática, pois é muito mais uma dança do que uma luta. A capoeira regional não usa instrumentos, e predominam os golpes rasteiros.

  • b)

    A capoeira de angola se caracteriza por um jogo rasteiro, com movimentos próximos ao chão. A capoeira regional tem como característica um jogo mais alto, tendo uma das pernas como ponto de apoio.

  • c)

    A capoeira de angola tem como característica os golpes altos e acrobáticos, usando principalmente as mãos, enquanto a capoeira regional usa um jogo mais rasteiro, equilibrando o corpo rente ao solo.

  • d)

    A capoeira de angola era praticada pelos escravos angolanos, enquanto a capoeira regional se iniciou entre os feitores, como forma de defesa contra os escravos capoeiristas.

4)

As lutas e os esportes de combate estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, seja em eventos esportivos, entretenimento e nos conteúdos da Educação Física escolar. Assim como em outras modalidades que compõe o currículo escolar, é importante ter clareza sobre as razões para abordar as modalidades nas aulas. Dessa forma, dentre as alternativas abaixo, qual melhor expressa um dos objetivos ao se ensinar o conteúdo de Lutas nas aulas de Educação Física?


Alternativas:

  • a)

    Oportunizar a vivência relativa às diversas modalidades de lutas, ampliando o repertório motor e a capacidade de expressão corporal dos alunos.

  • b)

    Ensinar o conteúdo de Lutas cumpre com a função de tornar os alunos mais confiantes e capazes de auto-defesa em situações de risco dentro e fora do ambiente escolar.

  • c)

    Como em outras modalidades que compõe o currículo escolar em Educação Física, é ser uma iniciação ao treinamento esportivo, para facilitar a busca de talentos precoces.

  • d)

    Chamar a atenção dos alunos, através da vivência das modalidades de luta dentro do ambiente escolar, para os perigos da prática dos esportes de combate.

5)

Uma das características mais marcantes da capoeira é a sua musicalidade, bastante evidente na diversidade de instrumentos musicais que são utilizados em sua prática. Dentre esses instrumentos, podemos citar:


Alternativas:

  • a)

    Atabaque, berimbau, violão e pandeiro

  • b)

    Pandeiro, viola, gaita e sanfona

  • c)

    Reco-reco, berimbau, pandeiro e atabaque

  • d)

    Agogô, atabaque, berimbau e gaita


9 resposta(s)

User badge image

Luís Cláudio Santos

Há mais de um mês

1. d/ 2. C/  3. B/  4. A/  5. C

1. d/ 2. C/  3. B/  4. A/  5. C

User badge image

Marcelo Jesus

Há mais de um mês

AV1 D,C,B,A,C /AV2 A,B,D,C,B as respostas da Metodologia do Ensino de lutas

User badge image

Claudelei Fernandes

Há mais de um mês

1d 2c 3c 4a 5c mais ainda ta dando erro .se conseguir a resposta certa pfw me manda....obg

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes