Buscar

Diferencie Incidência Legal De Incidência Econômica Na Discussão Do Impacto Dos Tributos Sobre A Renda Das Pessoas

Diferencie Incidência Legal De Incidência Econômica Na Discussão Do Impacto Dos Tributos Sobre A Renda Das Pessoas?

💡 2 Respostas

User badge image

Denis

SABENDO-SE QUE A RENDA DE QUALQEUR CIDADADÃO É UMA RENDA AGREGADA, A INCIDÊNCIA ECONÔMICA SE DIFERENCIA PELO AUMENTO CONCEDIDO TENDO COMO BASE O CALCULO QUE LEVA EM CONTA O VALOR DA CESTA BÁSICA E SUA RELAÇÃO COM A INFLAÇÃO. A INCIDENCIA LEGAL TEM HAVER COM O QUE A CLASSE NEGOCIOU DE FORMA LEGAL LEVANDO EM CONTA A PARIDADE SALARIAL DE CADA CATEGORIA MEDIANTE OS LUCROS DOS SETORES ONDE TRABALHAM

3
Dislike3
User badge image

Kate Hellen

A forma como as políticas públicas são feitas, principalmente orçamentárias e tributárias, impacta diretamente no dia a dia da população. Isso porque as alíquotas de impostos, pagos em diferentes esferas, tem incidência econômica direta e indireta na renda.

incidência legal define quem será o responsável pelo pagamento de imposto, ou seja, o seu sujeito, que em alguns casos são as empresas. Porém, nem sempre a incidência legal coincide com a incidência econômica, uma vez que em muitos casos as empresas que deveriam pagar determinado imposto, mas repassam todos os custos deles para os consumidores.

Assim, o consumidor final da cadeia econômica acaba sendo responsável por todo o pagamento dos impostos, mesmo que não seja ele o destinatário do mesmo. Isso diminui o poder de compra, impactando diretamente na renda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais