Buscar

Sobre a Interpretação Evolutiva , a Mutação constitucional , alguém poderia me ajudar ?! conceito e opinião de doutrinadores sobre ela.

.

💡 3 Respostas

User badge image

Lyra

eu estava esperando alguém postar algo..mas já que ninguém postou vou tentar ajuda-la...eu não tenho muita certeza sobre o que é a interpretação evolutativa... seria a mutação operada no campo infraconstitucional..é isso?

SObre a mutação constitucional - segundo a doutrina amplamente majoritária trata-se da manifestação do poder constituinte difuso (outra parcela da doutrina entende que é fruto do poder constituido reformador) que altera informalmente uma norma constitucional. As melhores obras sobre o assunto são, no direito alienígena, REFORMA E MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL, de Jellinek, e, no direito brasileiro, PROCESSOS INFORMAIS DE MUDANÇAS DAS CONSTITUIÇÕES: MUTACAO CONSTITUCIONAl E MUTAÇAO INCONSTITUCIONAL, de Anna CAndida da Cunha Ferraz. Limites à mutação: não pode haver ofensa à literalidade nem ao espírito da constituição. Polêmicas recentes: O min gilmar mendes queria fazer uma mutação constitucional sobre o art 52, X, dizendo que ao Senado apenas cabe dar publicidade à decisão do STF.. o min sepulveda pertence foi contrário (abstravização do controle concreto). Existe doutrina que critica a mutação que o STF fez sobre o art 102, §2o: as decisoes definititvas de mérito, proferidas pelo STF, nas ADI e ADC produzirarão eficácia contra todos e efeito vinculante -> o STF, aplicando a mutação, concede efeito erga omnes e vinculantes para as suas decisões em medidas cautelares, que não são decisões definitivas de mérito - para essa parte da doutrina, que não é  majoritária, trata-se de uma mutação inconstitucional.

1
Dislike0
User badge image

Cíntia Soares

Ah, muitissimo obrigada Lyra , deu uma refrescada em minha mente com os exemplos concretos.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

Segundo Luis Roberto Barroso, a "interpretação evolutiva se traduz na aplicação da Constituição a situações que não foram contempladas quando de sua elaboração e promulgação, por não existirem nem terem sido antecipada à época [...] a situação em exame não poderia ter sido prevista, mas, se pudesse, deveria ter recebido o mesmo tratamento."

“A mutação constitucional por via da interpretação, por sua vez, consiste na mudança de sentido da norma, em contraste com entendimento preexistente. Como só existe norma interpretada, a mutação constitucional ocorrerá quando se estiver diante da alteração de uma interpretação previamente dada. No caso da interpretação judicial, haverá mutação constitucional, quando, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal vier a atribuir a determinada norma constitucional sentido diverso do que fixara anteriormente, seja pela mudança da realidade social ou por uma nova percepção do Direito.”

BARROSO, Luís Roberto Barroso. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo – 2. ed. – São Paulo: Saraiva. p.133

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais