Buscar

.

O etanol, CH3CH2OH, é um liquido menos denso do que a água. É usado na limpeza domestica porque dissolve gordura, é solúvel em água e é mais volatill do que ela. Explique as propriedades doetanol exposta nesse texto.

💡 1 Resposta

User badge image

Erisvaldo Andrade Sousa

O álcool apresenta menor densidade. O álcool apresenta em sua estrutura uma parte apolar por isso dissolve gordura. O álcool forma ligações de hidrogênio com a água por isso é polar, ou seja solúvel na água. O álcool apresenta maior volatilidade devido ás interações intermoleculares serem mais fracas do que ás da água. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O etanol é um líquido claro e incolor, rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal e distribuído por todo o corpo. Tem atividade bactericida e é frequentemente usado como desinfetante tópico. É amplamente utilizado como solvente e conservante em preparações farmacêuticas, além de servir como ingrediente principal em bebidas alcoólicas. De fato, o etanol tem amplo uso como solvente de substâncias destinadas ao contato ou consumo humano, incluindo aromas, aromatizantes, corantes e medicamentos. O etanol tem efeito depressivo sobre o sistema nervoso central e, por causa de seus efeitos psicoativos, é considerado um medicamento. O etanol tem um modo complexo de ação e afeta vários sistemas no cérebro, principalmente atuando como um agonista dos receptores GABA. A morte pelo consumo de etanol é possível quando o nível de álcool no sangue atinge 0,4%. Um nível sanguíneo de 0,5% ou mais é comumente fatal. Níveis ainda menores que 0. 1% podem causar intoxicação, com a inconsciência ocorrendo freqüentemente em 0. 3-0. 4%. O etanol é metabolizado pelo organismo como um nutriente de carboidratos que fornece energia, pois se metaboliza em acetil CoA, um intermediário comum ao metabolismo da glicose, que pode ser usado para energia no ciclo do ácido cítrico ou para a biossíntese. O etanol dentro do corpo humano é convertido em acetaldeído pela álcool desidrogenase e depois em ácido acético pela acetaldeído desidrogenase. O produto do primeiro passo dessa quebra, o acetaldeído, é mais tóxico que o etanol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas