Buscar

O que se entende por micobactéria e micobactéria de crescimento rápido?

infecção instrumental cirúrgico das videocirurgias

💡 2 Respostas

User badge image

Raissa de Figueirêdo

As micobactérias são microrganismos que apresentam forma bacilar com dimensões que variam de 0,2µm a 0,6µm de largura e 1µm a 10µm de comprimento. São bacilos delgados, retos ou ligeiramente curvos, pleomórficos, aeróbios ou microaerófilos, imóveis e incapazes de formar esporos, conídeos ou cápsulas. O tempo de multiplicação é geralmente lento e apresenta grande variação dentro do gênero, o que permite dividi-las em micobactérias de crescimento rápido (crescimento visível em menos de sete dias) e em micobactérias de crescimento lento (crescimento visível em mais de sete dias) (Leão et al., 2004; Brasil, 2005; Barrera, 2007). As espécies, em sua maioria, são saprófitas, vivem e replicam-se em ambientes naturais, ao passo que uma pequena parcela adapta-se ao ambiente intracelular, tornando-se patógenos preferencialmente de vertebrados superiores (Barrera, 2007).
Embora classificadas como Gram-positivas, as micobactérias não são coradas pela coloração de Gram, mas pelos métodos de Ziehl-Neelsen e de Kinyoun usualmente. Ambas as técnicas utilizam a carbolfucsina que confere coloração vermelha às micobactérias. Por resistirem ao descoramento subsequente com solução álcool-ácido, receberam a designação de “bacilos álcool-ácido resistentes” (BAAR) (Gutierrez et al., 2001; Rosemberg & Tarantino, 2002).

1
Dislike0
User badge image

Filipe Zimmer

Micobactéria: Mycobacterium (micobactéria) é um género de actinobactérias altamente patogénicas, associado a duas doenças comuns: lepra e tuberculose e também a uma doença mais rara: úlcera de buruli.

Micobactéria de crescimento rápido: As micobactérias de crescimento rápido são patógenos oportunistas, geralmente associadas com infecções pós-operatórias, principalmente, após procedimentos cardiotoráxicos, oftalmológicos, ortopédicos, pediátricos, laparoscópicos, diálise peritoneal e hemodiálise. Da mesma forma, também existem relatos crescentes de infecções por micobactéria após operações estéticas.

Fonte: http://www.humbertoabrao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15667:-micobacterias-de-crescimento-rapido&catid=9:ultimas-noticias&Itemid=99

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais