Buscar

4. Qual a importância da Sociologia para os dias atuais? Cite exemplo

💡 3 Respostas

User badge image

Regina Andrade

A sociologia abre a mente . vemos cada dia mais uma sociedade crítica, desigual, preconceituosa etc... na educação desenvolve no aluno o pensamento crítico para tomar decisões importantes no futuro.
2
Dislike0
User badge image

Plinio Fogaça

R= Sociologia moderna procura debruçar-se sobre todos os agentes sociais capazes de provocar mudanças importantes na sociedade. Hoje, um dos principais objetivos do conhecimento sociológico é criar instrumentos teóricos que levem à reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea.

Por exemplo, o desemprego. Ele pode aumentar, caso sejam introduzidas novidades tecnológicas que afetem o mercado de trabalho, como novas máquinas. Mas pode diminuir, mesmo com a nova tecnologia, se a economia do país estiver em expansão desagregação familiar, drogas, cidadania, minorias, violência urbana representam desafios para os quais a Sociologia tem procurado respostas.

0
Dislike0
User badge image

LR

Sociologia é o “estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc” (HOUAISS, 2009: 1762). Considerando então que a sociologia “é a ciência da sociedade” (ABBAGNANO, 2007: 1083), deve-se compreender por ser um esforço de “descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais” (HOUAISS, 2009: 1762), sendo assim a sociologia é fundamental tanto para compreender as configurações das sociedades ao longo do tempo, quanto em que medida a sociedade do passado incide na do presente, quais são os problemas sociológicos atuais e quais seriam suas possíveis resoluções.

Exemplos de campos da sociologia:

- Sociologia da arte: “ciência interdisciplinar que estuda a interdependência entre arte e sociedade, as influências da sociedade sobre o artista e vice-versa” (HOUAISS, 2009: 1762).

- Sociologia da educação: “ramo da sociologia que estuda os aspectos sociológicos da educação, os valores sociais que determinam os objetivos do ensino e seus métodos, a relação entre os sistemas educacionais e as outras instituições” (HOUAISS, 2009: 1762).

- Sociologia do direito: “estudo das instituições e práticas jurídicas como produtos de processos sociais, de efeitos que, inversamente, elas produzem na sociedade, e das relações entre as instituições jurídicas e os demais setores da vida social” (HOUAISS, 2009: 1762).

Referência bibliográfica:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Messo. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais