Buscar

Como os processos físicos oceânicos influenciam a dinâmica do clima?

💡 2 Respostas

User badge image

Samanta Araujo

O sol é o maior influenciador do clima no planeta, porem os oceanos absorvem mais a energia solar do que qualquer outra coisa. até pq o planeta possui mais de 70% da superficie de agua. Um dos pricipais processos físicos que ocorre entre o oceano e a atmosfera é a troca de calor, que rege a grande circulação dos oceanos e altera as pressões atmosfericas. Um bom exemplo disso é a corrente do golfo que ao chegar a regiões mais frias do oceano atlanico Norte troca calor com a massa de vento fria vinda do norte dos estados unidos e todo o Canada que fica mais quente e sobe causando uma zona de baixa presão atmosferica, levando ventos mais quentes e umidos para a Europa. E a corrente do golfo, perdendo calor ocorre uma zona de baixa presão no oceano forçando a corrente para baixo e se tornando a maior forçante da circulação profunda dos oceanos. Outro bom exemplo é o efeito do El ninõ  e La ninã. 

A evaporação é um dos maiores regentes do clima mundial ele que causa as nuvens de chuva,  condensações da umidade quente principalmente mas zonas equatoriais causam a formação de furações e ciclones.   

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As correntes marítimas são os movimentos das águas de mares, que influenciam diretamente o clima da região próxima. As aguas de correntes frias fazem com que ocorra menos evaporação das aguas, gerando uma menor quantidade de chuvas. Ao contrario as correntes marítimas quente, que geram um alto índice de chuvas nas regiões próximas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais