Conceito de ação penal
lost
A ação penal consiste no direito de provocar o Estado na sua função jurisdicional para a aplicação do direito penal objetivo em um caso concreto. É também o direito do Estado, único titular do "jus puniendi", de satisfazer a sua pretensão punitiva.
A ação penal é um direito autônomo do autor de satisfazer sua pretensão; é também um direito abstrato, já que independe do resultado final do processo; direito subjetivo porque o titular do direito pode exigir do Estado-Juiz a prestação de sua função jurisdicional; e direito público, pois a prestação jurisdicional a ser invocada é de natureza pública.
Luciana
Ação Penal é o direito público subjetivo de pedir ao Estado-juiz, mediante o devido processo legal, a tutela jurisdicional relacionada à aplicação de um direito penal objetivo a um caso concreto.
Há quem afirme que é na verdade um poder, já que com o fim da vingança privada o Estado tomou para si o monopólio da pretensão punitiva, o poder de punir o infrator, e com isso tem o dever de analisar o caso e se manifestar - Princípio da Obrigatoriedade da Ação Penal Pública.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar