Buscar

Ação Penal

Conceito de ação penal

💡 2 Respostas

User badge image

lost

A ação penal consiste no direito de provocar o Estado na sua função jurisdicional para a aplicação do direito penal objetivo em um caso concreto. É também o direito do Estado, único titular do "jus puniendi", de satisfazer a sua pretensão punitiva.

A ação penal é um direito autônomo do autor de satisfazer sua pretensão; é também um direito abstrato, já que independe do resultado final do processo; direito subjetivo porque o titular do direito pode exigir do Estado-Juiz a prestação de sua função jurisdicional; e direito público, pois a prestação jurisdicional a ser invocada é de natureza pública.

2
Dislike0
User badge image

Luciana

Ação Penal é o direito público subjetivo de pedir ao Estado-juiz, mediante o devido processo legal, a tutela jurisdicional relacionada à aplicação de um direito penal objetivo a um caso concreto.

Há quem afirme que é na verdade um poder, já que com o fim da vingança privada o Estado tomou para si o monopólio da pretensão punitiva, o poder de punir o infrator, e com isso tem o dever de analisar o caso e se manifestar - Princípio da Obrigatoriedade da Ação Penal Pública.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais