Buscar

materiais de construção

Você está participando de ua entrevista de estágio em uma construtora na cidade de Palmas. Durante a entrevista e lhe questionando " Para produzir um concreto que atenda as propriedades definidas no projeto estrutural o traço deve ser dosado em volume ou massa?

💡 3 Respostas

User badge image

Ricardo

Volume

 

0
Dislike0
User badge image

melques magallaes

volume

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O traço nada mais é do que a indicação da quantidade dos materiais que constituem o concreto. Ele mostra a quantidade de areia e de brita que devem ser usadas na mistura para uma unidade de cimento. Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.

Em uma obra, a dosagem do concreto pode ser feita de forma prática ou racional. O primeiro modo é medido em volume e baseia-se apenas na experiência do profissional técnico. Por isso, é indicado para concretos de resistência moderada que serão empregados principalmente em pequenas construções. Já a dosagem racional, medida em massa, é exercida por concreteiras especializadas que atendem obras de médio a grande porte. A mistura é feita com rigor para seguir uma série de especificações simultaneamente.

Portanto, para produzir um concreto que atenda as propriedades definidas no projeto estrutural, recomenda-se que o traço seja dosado em massa, pois desse modo há uma maior precisão e controle de todo o processo.

Fonte: https://cimentomaua.com.br/blog/traco-de-concreto-e-como-influencia-na-concretagem/. Acesso em 03 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais