Buscar

O que é Direito Potestativo?

Gostaria de uma explicação sobre Direito Potestativo.

💡 3 Respostas

User badge image

Leoberto Bittencourt Filho

Diz-se que um ato é potestativo quando seu cumprimento depende da vontade exclusiva de uma das partes contratuais sendo, portanto, uma condição do contrato.

Por seu turno, direito potestativo é o direito sobre o qual não recaí qualquer discussão, ou seja, ele é incontroverso, cabendo a outra parte apenas aceitá-lo, sujeitando-se ao seu exercício. Desta forma, a ele não se contrapõe um dever, mas uma sujeição.

Sua fundamentação legal está nos arts. 207 a 211, CC.

 

Dicionário Houaiss. Disponível em http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm. Acessado em 16/12/2009.

5
Dislike0
User badge image

vinicius

Direito Potestativo é uma prerrogativa jurídica de impor a outrem uma decisão unilateral. Por exemplo, um patrão de despedir seu empregado, cabendo a este, somente aceitar as condições impostas pelo empregador.

Não se confunde com o subjetivo, pois a esse é atribuido um dever, ou seja, não se deu por uma violação de um direito ou dever, vez que o direito potestativo que corresponde necessariamente a uma sujeição em uma relação jurídica.

2
Dislike0
User badge image

Leandro Bope

O sujeito ativo pode unilateralmente construir, modificar ou extinguir uma situação jurídica interferindo diretamente na esfera jurídica de outrem.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais