Buscar

quais as funções do estômago?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A função do estômago é digerir os alimentos mastigados na boca e trazidos pelo esôfago . A digestão no estômago dura entre 3 e 7 horas, com a presença de enzimas digestivas (de proteases , tais como pepsina) e o ácido clorídrico contido no suco gástrico . Diminuição do pH facilita a ação das enzima. A comida é misturada graças aos movimentos musculares assegurados pelas paredes do estômago. Alimentos gradualmente formam uma pasta chamada quimo que deságua no duodeno , o próximo órgão do trato digestivo .


O estômago toma uma forma de J, localizada entre o esôfago e o duodeno. Forma um bolso com 25 cm de comprimento, com capacidade para 0,5 litros vazios, mas que pode suportar até 4 litros. O estômago pode ser dividido em três regiões, o fundo , o corpo e o antro. Ele tem um tipo de esfíncter funcional (a retirada da cárdia ) no seu lado superior, que impede o refluxo ácidos para o esófago e do esfíncter do piloro do lado inferior.


A parede consiste de três camadas de músculos poderosos: circulares, oblíquas e longitudinais. O interior do estômago está alinhada com muco espesso 1,5 milímetros de espessura que protege contra uma auto-digestão. A mucosa interna está enrugada e contém glândulas secretoras, os poços gástricos. São eles os que secretam pepsinogénios, que vai ser convertido em pepsina pela acção de ácido clorídrico também segregada.

1
Dislike0
User badge image

sam alves

O estômago desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Quando o alimento é deglutido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão adicional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais