Buscar

Sobre o Sistema tributário Nacional

PERGUNTA : Apresente uma reflexão sobre o significado da distribuição de competências tributárias, na sua conexão com o conceito de autonomia federativa, na análise geral da distribuição das espécies de tributos e sobre a importância da repartição de receitas tributárias, demostrando sua função.

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Para que seja possível a existência de uma federação, é necessário que os entes federativos sejam dotados de autonomia. 

Autonomia é ter autogoverno, autoadministração e auto-organização. É capacidade política de uma entidade para governar-se segundo leis próprias, criadas em esfera de competência definida por um poder soberano.

A noção de autonomia vincula-se, portanto, ao sistema de repartição de competências que determina a eficácia do próprio princípio federativo.

Para que um ente tenha completa autonomia, é necessário que ele possua a prerrogativa de instituir tributos de sua competência. Neste sentido, há uma repartição de competências tributárias visando o equilíbrio da distribuição dos ingressos e receitas entre os entes federativos.

Quem possui competência tributária são os entes políticos, quais sejam: União, Estados, Distrito Federal e Municípios – trata-se, pois, de tarefa legislativa incumbida a cada ente da federação. 

Tais entes possuem a prerrogativa de instituir taxas, impostos, e contribuições de melhoria (teoria tripartite). 

Os impostos, por exemplo, são divididos entre Federais, Estaduais e Municipais.

Entre os impostos Federais, há o Imposto de Importação (II), Imposto de Exportação (IE), Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza (IR), Imposto sobre produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas à títulos ou valores mobiliários (IOF), e Imposto territorial rural (ITR).

Entre os Estaduais, há o Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e comunicação (ICMS), o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), e Imposto sobre transmissões causa mortis e doações de qualquer bem ou direito (ITCMD).

Entre os municipais, há o Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), Imposto sobre a transmissão de bens inter vivos de bens e imóveis e de direitos reais a eles relativos (ITBI), e Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS).

Há ainda o Imposto sobre grandes fortunas que, apesar de previsto na Constituição de 1988, ainda não fora criado.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais