Buscar

O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem-estar do ser humano, logo o conhecimento adv

Escolha uma:

💡 5 Respostas

User badge image

RM C

D. EXATO, REFLEXIVO, VALORATIVO, SISTEMÁTICO

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.


Há que se diferenciar, antes de tudo, os tipos de conhecimento, pois não existe apenas um.

Segundo FRANÇA (1994, p. 140): ‘’Conhecer é atividade especificamente humana. Ultrapassa o mero ‘dar-se conta de’, e significa apreensão, a interpretação. Conhecer supões a presença de sujeitos; um objeto que suscita sua atenção compreensiva; o uso de instrumentos de apreensão; um trabalho de debruçar-se sobre. Como fruto desse trabalho, ao conhecer, cria-se uma representação do conhecido – que já não é mais o objeto, mas uma construção do sujeito. O conhecimento produz, assim, modelos de apreensão – que por sua vez vão instruir conhecimentos futuros”

No estudo “ANÁLISE TEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL BASEADA EM UM SISTEMA CLASSIFICATÓRIO FACETADO”, de Carlos Alberto Ávila Araújo, são citados três formas de conhecimento:

  • Conhecimento Popular (Também senso comum): valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato

  • Conhecimento Religioso: valorativo, inspirador, sistemático, não verificável, infalível e exato

  • Conhecimento Filosófico: Valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os conhecimentos dividem-se em três tipos: filosófico, senso comum e científico.

O conhecimento filosófico consiste no conhecimento fundamentando na reflexão e construção de conceitos e ideias, por meio do uso do raciocínio em busca do saber.

Por sua vez, o senso comum trata-se do conhecimento adquirido através de experiências do dia a dia. Logo, o mesmo é vulgar, pois advém do povo (vulgo) e também é empírico, uma vez que o conhecimento se consolida através de experiências de vida.

Por fim, o conhecimento científico busca, por meio de procedimentos lógicos, produzir conhecimento científico testado, comprovado e seguro, trabalhando com a observação, hipótese, método de pesquisa, publicação e teoria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados