Buscar

1- No que diz respeito à dosimetria da pena, explique o concurso de circunstancias agravantes e atenuantes previstas no art. 67 CP.

1-    No que diz respeito à dosimetria da pena, explique o concurso de circunstancias agravantes e atenuantes previstas no art. 67 CP.

2-    Explique porque o rol das atenuantes previstas nos arts. 65 e 66 é doutrinariamente conhecido por “rol exemplificativo”. Do mesmo modo porque as agravantes dos arts. 61 e 62 são conhecidos doutrinariamente por “rol taxativo”.

 

3-    Descreva as possibilidades e hipóteses da aplicação das causas de aumento e/ou diminuição da pena nos termos do PÚ do art. 68 CP.

💡 1 Resposta

User badge image

Thiago Rafael alves

O Código Penal adotou o critério trifásico para a fixação da pena, ou seja, o juiz, ao apreciar o caso concreto, quando for decidir a pena a ser imposta ao réu, deverá passar por 03 (três) fases: a primeira, em que se incumbirá de fixar a pena-base; a segunda, em que fará a apuração das circunstâncias atenuantes e agravantes; e, por fim, a terceira e última fase, que se encarregará da aplicação das causas de aumento e diminuição da pena para que, ao final, chegue ao total de pena que deverá ser cumprida pelo réu. 

A fixação do quantum da pena servirá para o juiz fixar o regime inicial de seu cumprimento obedecendo as regras do artigo 33 do CP (regimes fechado, semi-aberto e aberto) bem como para decidir sobre a concessão do sursis e sobre a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ou multa.

AQUI ESTÁ DOIS ARQUIVOS MAIS COMPLETOS. SE GOSTOU NÃO SE ESQUEÇA DE APROVAR.

http://passeidireto.com/disciplina/2750607/arquivos

5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais