Buscar

Os linfonodos de um paciente apresentam aumento na concentração de celulas do tipo NK (Natural Killer)

imunologia Os linfonodos de um paciente apresentam aumento na concentração de celulas do tipo NK (Natural Killer).Qual o tipo de infecção poderia estar ocorrendo neste paciente e explique a possibilidade de estar localiazada nos tecidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Idelson Gadioli

Principalmente infecções virais. Células NK atuam preferencialmente em hospedeiros intracelulares. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A infecção provável pode ser um tumor ou infecção por vírus.


Células NK desempenham um papel importante no hospedeiro-rejeição de tumores e células infectadas por vírus. As células NK são citotóxicos; pequenos grânulos em seu citoplasma contêm proteínas especiais, como a perforina e proteases conhecidas como granzimas. Após a liberação na proximidade de um celular programado para matar, perforina formas poros na membrana celular da célula-alvo, através do qual os granzimas e moléculas associadas podem entrar, induzindo a apoptose.


Portanto, as células NK são ativados em resposta a interferões ou citocinas derivadas de macrófagos. Eles servem para conter as infecções virais, enquanto a resposta imune adaptativa é gerar células T citotóxicas específicas para o antigénio que pode limpar a infecção. Pacientes com deficiência em células NK revelar-se altamente suscetível a fases iniciais da infecção pelo vírus da herpes.

 

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/celulas-natural-killer

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais