Buscar

O que é um Dilema Ético ?

pode ser resposta simples

💡 19 Respostas

User badge image

Vandixon Richard

Um dilema ético surge em situações em que se tem de tomar decisões que afetam diversas partes interessadas, onde alguém vai sair prejudicado. Portanto ao se deparar com um dilema ético, deve-se seguir o código de ética da empresa, ou o código de ética do grupo, mesmo que informal. Não existe uma resposta correta para o dilema ético, depende do caso concreto.

22
Dislike0
User badge image

Marcos Vinicius Cruz

Um dilema ético é uma situação, um problema que implica uma decisão, na qual qualquer possibilidade de decisão explicita um conflito entre referenciais éticos. Consideremos, à guisa de exemplo, a seguinte situação: um trem percorre seu trilho em alta velocidade. O trem está operando com capacidade total de passageiros. Em determinado momento o maquinista constata que seu trem perdera os freios. Se o trem continuar a toda velocidade no mesmo trilho, o maquinista percebe que inevitavelmente ele acertará cinco trabalhadores que estão realizando seu serviço nos trilhos. Uma escolha que o maquinista possui é a de desviar o trem para uma linha secundária, na qual há apenas um trabalhador. O conflito ético neste caso seria: o que é o certo a fazer? E para responder é preciso fundamentar a decisão em um referencial ético. Por exemplo, para um utilitarista a segunda decisão é a mais correta, pois embora ainda haja a morte de um trabalhador, a decisão de poupar cindo é mais útil ao bem estar social. A mesma situação poderia ser analisada segundo diferentes referenciais e seus resultados podem ser semelhantes ou mesmo contraditórios entre si.

7
Dislike0
User badge image

GEOVANE GOMES

Ético refere-se à Ética, uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana. ... Um dilema ético surge quando há necessidade de se fazer uma escolha difícil, desagradável e que implica um princípio moral.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais