Buscar

quais os locais de controle central da respiração ?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Lucia Yamashita

tronco cerebral
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O ponto de partida e o local de chegada dos processos da respiração é o centro respiratório da medula oblongua daí partem impulsos centrais regulatórios, que constituem o controle nervoso central da respiração. Existe a influência do 10º par craniano de nervos que é o controle neural.


Existe ainda a influência conjunta de estímulos internos e externos que constitui o controle reflexo, e também a influência de alterações químicas do sangue, que constitui o controle químico. Controle nervoso central da respiração O controle da respiração é feito a partir de três locais do cérebro. O primeiro a ser localizado foi o centro respiratório da formação reticular, que se situa na parte lateral da massa cinzenta. A porção ventral desse


centro tem o papel de controle da inspiração, enquanto que a dorsal atua no controle da expiração. Ambos funcionam de maneira alterada.  Superposto aos centros respiratórios da medula oblongua, existe o centro pneumotáxico, localizado na porção anterior da ponte. A partir dele é feito o controle dos centros respiratórios medulares, juntamente com o controle da temperatura.


Um terceiro centro, superior aos dois anteriores produz uma aceleração ou inibição da respiração. Regulação nervosa da respiração A regulação nervosa é feita através do nervo vago. Através do vago chegam sinais elétricos no centro respiratório, provenientes do pulmão. Durante a inspiração aumenta a freqüência dos impulsos que atuando sobre o centro respiratório, produzem uma inibição da inspiração. Durante a expiração, diminui a  freqüência de impulsos que atinge um mínimo no final da expiração. Neste momento o centro respiratório inicia a próxima inspiração. Esse controle é denominado reflexo Hering-Breuer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais