Buscar

Detalhes mais importantes sobre o positivismo de Comte

💡 1 Resposta

User badge image

Leonardo David

O pensamento de Comte é fundamental para o pensamento em uma perspectiva positivista. Comte inspirou-se em Saint-Simon, o qual trabalhou suas ideias sem uma organização sistemática. Dessa forma, Comte sistematiza o pensamento de Simon. Com isso, diz que o positivismo busca a objetivação e sistematização do conhecimento.

Comte traz a noção de física social. Nesse sentido, ele quis conferir ao conhecimento da sociedade cientificidade (sociologia). Nesse sentido, “ordem e progresso” é a frase característica do positivismo, momento no qual foi construído o nosso pavilhão. Ordem, no sentido de ordenar a vida em sociedade através de normas sociais. Progresso, como conseqüência da ordem, o qual seria o progresso da sociedade.

Vale lembrar que o positivismo kelseniano bebe do positivismo social, mas ele trata as normas sociais como normas jurídicas. Kelsen queria uma ciência do direito.

Por outro lado, Nietzsche chama a evolução científica de “a morte de Deus”. É onde acontece a separação do poder espiritual do poder temporal. É onde a vida em sociedade não será mais determinada pela fé. A ciência, portanto, ocupa o lugar da religião. Dessa forma, o que passa a dizer o que é o certo e o que é errado é o direito positivado, trazendo o conceito do lícito e do ilícito.

Com isso, o papel da sociologia tornou-se o de aprimorar a ordem social para alcançar o progresso. Comte propõe a lei dos três estados, discutindo o fundamento da sociedade. Para ele, nós saímos de um estado de irracionalidade, o qual existiu quando o fundamento da sociedade era teológico, para um estado de racionalidade, o positivismo. No pensamento teológico, o homem só consegue explicar situações mediante a crença em seres divinos. Este estado se divide em três estágios sucessivos: o fetichismo, o politeísmo e o monoteísmo. Entre esses dois estados há uma fase intermediária, que é a fase da metafísica ou abstrata, ou seja, o abstrato no lugar do concreto. Argumentação no lugar da imaginação. Caracteriza-se pela dissolução do teológico na ideia de subordinação da natureza e do homem ao sobrenatural.  O pensamento positivista, por fim, traz a subordinação da imaginação à observação (empirismo); proposição corresponde a um fato. Abandono da consideração das causas dos fenômenos; é baseado na pesquisa. “Ler para prever” é o lema da ciência positiva.

Comte dividiu o estudo da sociologia em estático e dinâmico. No estático, traz o objeto de estudo na ordem social, garantindo o funcionamento da sociedade. É a compreensão do todo, a partir das partes sociais. No dinâmico, há o interesse para o processo evolutivo da sociedade.

OBS: Há a primazia da ordem sobre o progresso, ou seja, do estático sobre o dinâmico. O progresso só será aceito se tiver como fim a estabilidade da ordem, o seu aperfeiçoamento.

Com isso, o positivismo deveria tornar-se a expressão do poder espiritual moderno. Viraria, portanto, uma “religião”, onde os valores sociais não devem ser vistos no plano metafísico. O poder temporal seria exercido pelos industriais.

Vale lembrar que Comte se opunha ao liberalismo. Para ele, a sociedade se sobrepõe à economia. Dessa forma, defendia a ditadura de conteúdo autocrático e republicano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais