Buscar

Em caso de hipertensão, explique o controle da pressão arterial a curto prazo.

💡 3 Respostas

User badge image

Paula Drumond

Sistema de barorreceptores. Quando a presaao abaixa, sensores pressoricos que estao nos seios carotideos sao menos sensibilizados. Isso faz com que uma mensagen chegue ao SNC e uma resposta retorne para os vasos pelo estumulo simpatico de vasoconstricão. Isso vai amentar a pressao arterial naquele instante. Um exemplo desse mecanismo e quando a pessoa levanta e, por acao da gravidade, os barorreceptores sao menos sensibilizados, dai como reposta para controle da PA há a ativacao simpática. Os barorreceptores aumentam a PA PRINCIPALMENTE pelo estimulo simpatico no nodo sinoatrial, aumentando a frequencia cardiaca, o que, pela formua PA=FCxRPT, culmina no aumento de Pa. Os barorreceptores se acostumam com uma presaao mais elevada em um prazo de 2 dias, nao sendo mais sensiveis a variaçoes menores que a da nova pressao atribuida.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O controle a curto prazo é resultado de ativação neural, responsável por regular a PA. Como o próprio nome diz, envolve a importante participação do Sistema Nervoso. Não é o mecanismo mais importante, porém é o mais rápido em sua ação.

Situado no tronco cerebral, na base do cérebro, um circuito neuronal funciona a todo momento, estejamos nós acordados ou dormindo, em pé ou sentados ou mesmo deitados, controlando, entre outras coisas, a nossa frequência cardíaca, força de contração do coração e tônus vascular de grande parte de nossos vasos. Tal circuito nenomina-se Centro Vasomotor.

Quanto maior a atividade do centro vasomotor, maior é a frequência cardíaca, maior é a força de contração do coração e maior é a vasoconstrição em um grande número de vasos.


Ora, o aumento da frequência cardíaca e da força de contração provocam um aumento no Débito Cardíaco; o aumento na vasoconstrição provoca um aumento na resistência ao fluxo sanguíneo. Lembremos da seguinte fórmula:

PRESSÃO ARTERIAL = DÉBITO CARDÍACO X RESISTÊNCIA.

Podemos então concluir que, o aumento da atividade do Centro Vasomotor induz a um consequente aumento na Pressão Arterial.

Na parede da artéria aorta, numa região denominada croça da aorta, e também nas artérias carótidas, na região onde as mesmas se bifurcam (seios carotídeos), possuímos um conjunto de células auto-excitáveis que se excitam especialmente com a distensão dessas grandes e importantes artérias. A cada aumento na pressão hidrostática no interior dessas artérias, maior a distensão na parede das mesmas e, consequentemente, maior é a excitação dos tais receptores. Por isso estes receptores são denominados baroceptores (receptores de pressão). Acontece que esses baroceptores enviam sinais nervosos inibitórios ao Centro Vasomotor, reduzindo a atividade deste e, consequentemente, reduzindo a pressão arterial.


Portanto, quando a pressão naquelas importantes artérias aumenta (ex.: no momento em que deitamos), os baroceptores aórticos e carotídeos se tornam mais excitados e, com isso, inibem mais intensamente o nosso Centro Vasomotor, localizado no tronco cerebral. Com isso a nossa pressão arterial diminui; por outro lado, quando a pressão naquelas artérias diminui (ex.: no momento em que nos levantamos), os tais baroceptores se tornam menos excitados e, com isso, inibem menos intensamente o nosso Centro Vasomotor, o que provoca um aumento na pressão arterial.

0
Dislike0
User badge image

Joanis José Silva dos Santos

O valor correto sobre a definição de hipertensão de 2017
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais