Leidi Souto
Dois (ou mais) capitais, com datas de vencimento diferentes, são ditos capitais equivalentes quando, transportados para uma mesma data, a mesma taxa, produzirem, nessa data, valores iguais.
A data para a qual os capitais serão transportados é chamada data focal. No regime de juros simples, a escolha da data focal influencia a resposta do problema. Isto significa que definida uma taxa de juro, e a forma de calculo (se racional ou comercial), dois capitais diferentes, em datas diferentes, podem ser equivalentes, se transportados para outra data, mesmo mantendo-se todas as outras condições do problema.
RD Resoluções
Data focal é a data para onde os capitais são transferidos. É a data que seria "atual".
Por exemplo.
Dois títulos, um de \(R$ 70.000,00\), vencível em \(120\) dias, e outro de \(R$ 170.000,00\), vencível em \(180\) dias, deverão ser resgatados por um único pagamento, dentro de 90 dias. Qual o valor desse novo resgate, no regime de capitalização composta, à taxa de \(3\%\) ao mês?
Veja que o pagamento será resgatado dentro de \(90\) dias, ou seja, todos os nossos cálculos deverão ser baseados como se já estivessemos na data focal , estamos trazendo o capital para a data de \(90\) dias.
O fluxo de caixa ficaria assim:
Janaina Penido
NÃO QUERO RESPOSTA. PRECISO É DE AJUDA PARA FAZER UMA ATIVIDADE DE MATEMATICA FINANCEIRA , ANTES DO DIA 28/01/2022.
Procurei em vários sites e não consegui encontrar ajuda.
Por favor quem puder me ajude. Preciso do passo a passo da resolução
Vai ai a questão:
João aplicou $30.000,00 em um banco que rende juros de 37% ao ano, pretendendo assim retirar o montante em 9 meses. Entretanto decorrido 2 meses ele retirou $5000,00. Qual o valor retirado por ele no fim de 9 meses? Tenho a resposta, mas não sei montar a resolução. Resposta $31981,42.
Ficarei muito grata se puderem me ajudar. Obrigada
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar