Buscar

porque proteger o processo de endurecimento do concreto?

  O concreto deve ser protegido durante o processo de endurecimento (ganho de resistência) contra secagem rápida, mudanças bruscas de temperatura, excesso de agua, incidência de raios solares, agentes químicos, vibração e choques. Desta forma, quais os problemas essas variáveis podem gerar na obra em questão. Explique detalhadamente.

💡 7 Respostas

User badge image

Ozeias Rezende Neto

porque ele em contato com a água causa uma reação e a consequencia dessa reação é o calor e logo quando se tem uma peça as extremidades endurecem primeiro que a parte interna e logo oque a parte interna ainda ta fazendo? esta quente se dilatando e empurrando a parte seca para fora causando trincas normalmente é usado tela POP ou mais chamada de tela Q138 para evitar esse tipo de fenomeno ou voce molha o concreto ou também pode fazer como a china quando fez a maior usina hidro eletrica do mundo, jogou um vapor quimico que tampava a luz do sol não causando aquecimento precoce e controlando a mesma 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A NBR 14931 é a norma brasileira que trata da execução de estruturas de concreto e seus procedimentos.


Segundo a NBR 14931, o concreto deve ser curado e protegido contra agentes prejudiciais para:

- Evitar a perda de água pela superfície exposta;

- Assegurar uma superfície com resistência adequada;

- Assegurar a formação de uma capa superficial durável.


Os agentes deletérios mais comuns ao concreto em seu início de vida são: mudanças bruscas de temperatura, secagem, chuva forte, água torrencial, congelamento, agentes químicos, choques e vibrações.

Tais variáveis podem ocasionar uma quantidade considerável de problemas no concreto, tais como perda de trabalhabilidade, retração, segregação e exsudação. Esses aspectos podem acabar por produzir fissuras na massa de concreto, prejudicar a sua aderência à armadura ou ainda ocasionar perda de resistência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais