Buscar

mecanismo de endurecimento do cimento Portland

Discorra a respeito do mecanismo de endurecimento do cimento Portland, variáveis que diferenciam na velocidade de endurecimento, propriedades mecânicas e problemas que as mesmas podem ocasionar na obra. Explique detalhadamente.

💡 4 Respostas

User badge image

Gustavo dos Santos

Com a adição de água, se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Apos se adicionar agua ao cimento ele imediatamente começara a reagir quimicamente, um exemplo : umm camião betoneira quando sai da fabrica a caminho da obra é misturado uma pouca quantia de agua eo mesmo vai batendo esta massa ate a obra, chegando la q se é adicionado o restante da agua necesaria para atingir a consistencia desejada, para q n ocorra um começo de PEGA antes que o concreto esteja na devida forma ou lugar desejado.

existe uma relção chamada agua/cimento esta relação n pode ser muito alta nem muito baixa; se for colocado agua a mais pode ocorrer de os cristais n se fundirem corretamente proporcionando baixa resistencia, ou pouca água pode ocorrer infiltrações em sua viga, por exemplo o concreto fica mais poroso causando trincas ou rachaduras.

quanto a velocidade do endurecimeno : começa em geral de 2 a 4 hrs  apos amassadura em temperaturas normais, porem com baixa resistencia apos 15 dias este concreto vai estar com 80 % de resistencia. se precizar de um endurecimento mais rapido aconselha se uso do cp5 alta resistencia inicial nos primeiros dias ja alcançara uma resistencia de 85 % 

 

1
Dislike0
User badge image

Jaíne Vogt

Muito obrigada :D

1
Dislike0
User badge image

Jonathan Schulz Feistel


Existem quatro materiais mineralógicos no cimento: C3S (silicato tricálcico), C3A (aluminato tricálcico), C2S (silicato dicálcico) e C4AF (ferro aluminato tetracálcico). O C3S e C3A são os responsáveis pelo desenvolvimento de resistências nas primeiras idades. O C2S é utilizada em processos de endurecimento mais longos, pois sua resistência aumenta após 1 ano. Quando o C3A, C3S e o gesso reagem com a água, formam silicato de cálcio hidratado e cal (CaOH). Este é o sistema que formará uma massa dura por floculação e endurecimento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais