Buscar

mecanismo de endurecimento do cimento Portland

Discorra a respeito do mecanismo de endurecimento do cimento Portland, variáveis que diferenciam na velocidade de endurecimento, propriedades mecânicas e problemas que as mesmas podem ocasionar na obra. Explique detalhadamente.

💡 4 Respostas

User badge image

Gustavo dos Santos

Com a adição de água, se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Apos se adicionar agua ao cimento ele imediatamente começara a reagir quimicamente, um exemplo : umm camião betoneira quando sai da fabrica a caminho da obra é misturado uma pouca quantia de agua eo mesmo vai batendo esta massa ate a obra, chegando la q se é adicionado o restante da agua necesaria para atingir a consistencia desejada, para q n ocorra um começo de PEGA antes que o concreto esteja na devida forma ou lugar desejado.

existe uma relção chamada agua/cimento esta relação n pode ser muito alta nem muito baixa; se for colocado agua a mais pode ocorrer de os cristais n se fundirem corretamente proporcionando baixa resistencia, ou pouca água pode ocorrer infiltrações em sua viga, por exemplo o concreto fica mais poroso causando trincas ou rachaduras.

quanto a velocidade do endurecimeno : começa em geral de 2 a 4 hrs  apos amassadura em temperaturas normais, porem com baixa resistencia apos 15 dias este concreto vai estar com 80 % de resistencia. se precizar de um endurecimento mais rapido aconselha se uso do cp5 alta resistencia inicial nos primeiros dias ja alcançara uma resistencia de 85 % 

 

1
Dislike0
User badge image

Jaíne Vogt

Muito obrigada :D

1
Dislike0
User badge image

Jonathan Schulz Feistel


Existem quatro materiais mineralógicos no cimento: C3S (silicato tricálcico), C3A (aluminato tricálcico), C2S (silicato dicálcico) e C4AF (ferro aluminato tetracálcico). O C3S e C3A são os responsáveis pelo desenvolvimento de resistências nas primeiras idades. O C2S é utilizada em processos de endurecimento mais longos, pois sua resistência aumenta após 1 ano. Quando o C3A, C3S e o gesso reagem com a água, formam silicato de cálcio hidratado e cal (CaOH). Este é o sistema que formará uma massa dura por floculação e endurecimento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes