Buscar

Como é, e quando pode ser feita a Anulação de Paternidade?

Gostaria de saber mais sobre como é feita a anulação de registro de nascimento, por meio de ação negatória de paternidade.

💡 3 Respostas

User badge image

alex de souza moreira

Reconhecimento espontâneo da paternidade só pode ser desfeito diante de vício de consentimento.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que aquele que reconhece voluntariamente a paternidade de uma criança com a qual sabia não ter vínculo biológico não possui o direito subjetivo de propor posteriormente uma ação negatória de paternidade, sem que esteja caracterizado algum vício de consentimento, como por exemplo o erro ou a coação. A decisão, unânime, é da Terceira Turma, que sob a relatoria da ministra Nancy Andrighi deu provimento ao recurso especial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

2
Dislike0
User badge image

alex de souza moreira

1 - SOBRE O JULGAMENTO

Trata-se de ação negatória de paternidade em que o autor alega não ser o pai biológico da criança, situação da qual tinha pleno conhecimento, e que teria agido sob coação quando do reconhecimento da paternidade.

No julgamento do REsp 1003628 , o STJ reformou a decisão do TJDF que declarava nulo o reconhecimento de paternidade espontâneo do pai que não possui vínculo biológico com o filho.

A Ministra Nancy Andrighi ressaltou que não é possível anular o reconhecimento de paternidade quando este foi feito de forma espontânea e sem qualquer vício de vontade.

Não foi acatada a alegação do autor de que este fora coagido, vez que o fato de ter reconhecido a paternidade para agradar sua esposa não configura coação.

Ademais, a recusa da paternidade causaria à criança imensos prejuízos psicológicos e violaria o princípio do interesse maior da criança

0
Dislike0
User badge image

Vitor Hugo Figueiredo Vidoto

Muito obrigado Alex!! Sua resposta foi de grande ajuda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais