Buscar

quais as estruturas que o cérebro é formado?

💡 1 Resposta

User badge image

rafaella martins

O cérebro é constituído por 3 estruturas que funcionam de forma interligada:

  1. Cortéx cerebral
  2. Cerebelo
  3. Tronco cerebral
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O cérebro está localizado dentro da caixa craniana, faz parte do sistema nervoso, para onde convergem todas as informações que recebemos. Ele é  é formado por dois tecidos superpostos. O córtex cerebral, mais externo, é o mais extenso, de coloração cinza, composto pelos corpos celulares dos neurônios e outras células nervosas. O tecido de coloração branca é o núcleo cerebral, rico em fibras nervosas que estabelecem comunicação entre o córtex cerebral, os órgãos sensoriais e os músculos de todo o corpo.

Podemos, então, destacar:

Lobo frontal
Ocupa a parte anterior do hemisfério, logo adiante da cesura de Rolando. Devido a sulcos secundários, que o percorrem, é ele dividido em quatro circunvoluções: a primeira, a segunda e a terceira frontais, e a frontal ascendente, ou circunvolução pré-rolândica. A parte posterior da terceira frontal chama-se pé da terceira frontal, ou ainda zona de Broca, pois foi nesta zona que o grande anatomista francês localizou o centro da linguagem falada.

Lobo occipital
Está na parte posterior do hemisfério cerebral, sendo dividido, por sulcos secundários em três circunvoluções: a primeira, a segunda e a terceira occipitais.

Lobo parietal
Fica logo atrás da cesura de Rolando e acima da de Sylvius. Compreende três circunvoluções: a parietal ascendente, ou pós-rolândica, a parietal superior e a parietal inferior.

Lobo temporal
Situado na parte inferior da face externa, logo abaixo da cesura de Sylvius, o lobo temporal tem três circunvoluções: a primeira, a segunda e a terceira temporais. A união da parietal inferior com a primeira temporal se faz, posteriormente, por uma pequena circunvolução, a prega curva, a que se empresta função relevante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais