Buscar

Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

evolução do pensamento econômico

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A oposição sobre riqueza entre mercantilistas e fisiocratas se deu da seguinte forma:

A riqueza para os Mercantilistas era a quantidade ouro que um país possuía. Quanto mais ouro tivesse um país, mais rico ele seria. Para conquistar essa riqueza, eles defendiam que o país deveria exportar o máximo que pudesse e , além disso, impor barreiras o máximo possível para impedir que o outros países lucrassem e ganhassem mais ouro do que ele e , com isso, ficasse mais rico.

Já os fisiocratas acreditavam que a agricultura de um país era sua riqueza. Para eles, nenhuma outra atividade agregava valor, pois elas só transformavam matéria prima em produto acabado. Sendo assim, para que um país fosse rico ele deveria investir pesado na sua agricultura pois ela que fornecia o lucro para o país.
 

 

2
Dislike0
User badge image

Matheus Leonardo

Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta epoca as transações entre paises eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros paises. 

Os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades nao agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (materia-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de materia prima.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais