Buscar

Quais a diferença entre sindesmose e sincondrose?

💡 5 Respostas

User badge image

Vitória Lacir

A sindesmose é um tipo de articulação fibrosa (também chamada de sinartrose), com uma mobilidade extremamente restrita. Exemplos desse tipo de articulação encontram-se entre os ossos rádio e ulna (rádio-ulnar), e entre a parte distal da tíbia e fíbula (tibio-fibular). A sincondrose é um tipo de fibrocartilagem (também conhecida como anfiartrose), apresentando pouca mobilidade. Um exemplo dessa articulação se dá entre o osso esterno e as costelas (esterno-costal).
3
Dislike0
User badge image

Diogo Barros

sindesmose e feita de cartilagem fibrosa a Sincondrose e formada de cartilagem Hialina
3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em Anatomia, as articulações são estruturas que têm função, principalmente, de permitir os movimentos do corpo humano.


Dentro das classificações das articulações, a sindesmose é um tipo de sinartrose, ou seja, é uma articulação composta de lâmina de tecido fibroso e ligamentos que permite movimento muito limitado, quase inflexível (tíbio-fibular distal).

Já a sincondrose é um tipo de anfiartrose, ou seja, uma articulação formada por cartilagem hialina, que permite movimento limitado (por exemplo a cartilagem costal).


Então, a diferença da sindesmose e sincondrose é a composição (uma é formada de tecido fibroso e a outra de tecido cartilaginoso) e por consequência a flexibilidade: enquanto a sindesmose pode ser considerada como inflexível, a sincondrose permite algum movimento limitado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais