Buscar

Porque somos sistemas abertos? Sendo assim o que causa nosso comportamento ?

💡 2 Respostas

User badge image

Sandra e Jorge Ramos

São raros os sistemas fechados (e.g., um relógio é um sistema fechado). No que concerne aos seres vivos são sempre sistemas abertos, pois estão em constante interação com o meio envolvente (e.g., através da respiração). Portanto temos de ser sistemas abertos, caso contrário não seria viável a vida.

O nosso comportamento é causado por variadíssimos fatores. Grosso modo, somos influenciados pela genética, pela epigenética, pelo desenvolvimento uterino, pela interação com as figuras parentais, com a família alargada, amigos, professores, escolas, professores, namorados, cônjuge e até pelos próprios filhos. Mas também somos influenciados de uma forma menos direta pelas variáveis ambientais (e.g., condições climatéricas) e pelas macrossociais (e.g., economia, publicidade, sistema poslítico, religiões). Se quisermos pensar fora da caixa, também podemos dizer que somos influenciados pelos subliminares do marketing. Mais fora da caixa, poderemos equacionar a hipótese de também sermos influenciados pelas nossas vidas passadas. Claro que, também nos influenciamos a nós próprios com as nossas atitudes, escolhas e comportamentos, que vão definindo e determinando quem somos, criando autorrepresentações. Estes são apenas alguns exemplos. Somos influenciados por muitas mais variáveis, como por exemplo os livros que lemos ou com a simples leitura desta resposta.

1
Dislike0
User badge image

Letícia Sampaio

Muito obrigado. Otima resposta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais