Buscar

Qual a função das antenas nos artrópodes?

Descrever a função das antenas nos artrópodes.

💡 1 Resposta

User badge image

Manoel Henrique

As antenas são segmentadas pelo menos na base. São órgãos sensoriais, embora a natureza sensorial exata não seja a mesma em todos os grupos, e nem sempre esta é clara. As funções sensoriais podem variar e incluemtato, movimentação do arcalor, vibração (som) e principalmente olfação(odor ou sabor). Nos insetos as antenas possuem receptores olfativos (ou quimioreceptores) que detectam moléculas de odor, incluindo feromonas.

Os três segmentos básicos de uma antena típica de insetos são o escapo,pedicelo e o flagelo, que muitas vezes compreende diversos artículos chamados flagelômeros, de grande importânciataxonômica. Flagelômeros verdadeiros possuem membrana articular entre eles, porém em muitos insetos o flagelo é inteiramente ou parcialmente composto de uma série flexível de annuli, que não são flagelômeros verdadeiros.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais