Buscar

como fazer tabela de frequencia

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Amorim

Monta os intervalos com os dados e diz o numero de ocorrências de cada intervalo.

0
Dislike0
User badge image

Victor Wagner

Primeiramente ache o "K" (amplitude total/raíz de "n", sendo "n" o número total de variantes). Em seguida faça os intervalos usando o número do K (ex: deu 2, as classes serão de 2 em 2). Aí é só contar o número de ocorrências desse grupo que é a frequência absoluta.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Tanto os dados qualitativos quanto os quantitativos podem e devem ser agrupados em frequências para construir uma tabela. 

As frequências associadas aos dados constituem a distribuição de frequência. Uma tabela é constituída por dados organizados em linhas e colunas. A frequência de um dado é o número de ocorrências ou repetições de um dado.

Elementos de uma distribuição de frequência


I) Tabela Primitiva: conjunto de elementos (n) que não foram organizados. Seria a mesma coisa que você coletar as idades de seus colegas em sala de aula e colocar esses dados numa folha fora de ordem.

II) Rol: é o arranjo obtido após a ordenação dos dados que pode ser crescente ou decrescente. É mais utilizada a ordem crescente.

III) Classe (i): são intervalos de alteração da variável. Exemplo: 5?? 8 existe um intervalo de 3.

IV) Limites de classe (li, Li): são os extremos de cada classe. O menor é o limite inferior (li); o maior número é o limite superior da classe (Li). Exemplo: 5?? 8 o menor número é o limite inferior que no caso é 5 e o maior número é o limite superior que nesse caso é 8.

V) Amplitude de um intervalo de classe (h): ou simplesmente intervalo de classe, é a medida do intervalo que define a classe. Esta medida é obtida pela diferença entre os limites superior e inferior. Assim, temos: hi = Li – li .
Exemplo : 5?? 8 o intervalo seria 3 , pois 8 -5 = 3

Vl) Amplitude total de distribuição (H): é a diferença entre o limite superior máximo e o limite inferior mínimo: H = L(max) – l(mín)
Exemplo : 12, 09,05,16,12,16,52,16,25,17 a diferença nesse caso seria 52 – 05 = 47 (amplitude total) – tamanho da amostra.

Vll) Amplitude amostral (AA): é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da amostra: AA = x(max) – x(mín).Vide exemplo anterior.

Vlll) Ponto médio de uma classe (xi): é o ponto que divide o intervalo de classe em duas partes iguais. Para obtermos o ponto médio de uma classe, calculamos a soma dos limites e dividimos por 2, somente usado quando houver intervalos de classes. A fórmula utilizada será: , onde li é o limite inferior e Li é o limite superior. Por exemplo: 5?? 8 , aplicando a fórmula xi = 5 + 8 = 13 = 6,5

Tipos de frequências


I) Frequência simples ou absoluta (fi): são os valores que realmente representam o número de dados de cada classe, ou seja, o número de vezes que o elemento aparece na amostra.

II) Frequência absoluta acumulada (fac): é o acumulo de frequências de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe. Seria a frequência simples ou absoluta (fi) + frequência acumulada (fac) anterior 
III) Frequência relativa (fr): são os valores das razões entre a frequência absoluta e a frequência total, sendo n igual ao número total de elementos de uma amostra ou tabela. Dada por: , 

IV) Porcentagem (%): é a multiplicação da frequência relativa(fr) de cada classe por 100.
Exemplo:
Na primeira classe de 5 a 8 tenho 2 elementos na fi , dividirei 2 por 20 que resultará em 0,1 , ou seja, fi = 2 = 0,1 multiplicamos por 100 e obtemos 10%;
20
Na segunda classe de 8 a 11 tenho 5 elementos na fi , dividirei 5 por 20 que resultará em 0,25 , ou seja, fi = 5 = 0,25 multiplicamos por 100 e obtemos 25%.
20
No total das porcentagens de todas as classes teremos: 100%.

Classes


I) O número de classes (nc): sendo da ordem , n é o número total dos elementos da amostra. Onde . (raiz de n) .Por exemplo : se temos 36 elementos na amostra – o número de classe seria : √36 = 6 (raiz quadrada de 36).

II) Amplitude de um intervalo de classe (h): A primeira preocupação que temos na construção de uma distribuição de frequência com intervalo de classe é a determinação das amplitudes do intervalo. O nosso intervalo de classe sempre começará pelo menor elemento da amostra e a sua amplitude será determinada pela fórmula: 
O intervalo de classes é dado detalhadamente pela seguinte fórmula:
H = número maior – número menor onde n é o número total de elementos.
√n
Numa amostra onde temos como número maior: 75 e número menor 20 e número total de elementos (n) = 25 , aplicando a fórmula teríamos:
H = 75 – 20 = 55 = 11 teríamos nesse caso um intervalo de 11.
√25 5
O resultado da amplitude sempre deverá ser arredondado para o inteiro mais próximo. Por exemplo: 6,1 arredondar para 6 ; 6,5 arredondar para 7.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais